terça-feira, 6 de novembro de 2012

Uma experiência pedagógica


A experiência que irei relatar aconteceu em 2006, numa escola municipal de ensino fundamental e infantil, onde trabalhei como auxiliar pedagógica. 
As professoras dos quintos anos resolveram trabalhar leitura, reescrita e produção textual, a partir do livro A fantástica fábrica de chocolate. Eu achei muito interessante. Acompanhei esse projeto na sala do 5º C. Todas as quintas-feiras, a professora da sala lia um capítulo do livro e, em seguida, trabalhava algo em cima do capítulo. Às vezes era ortografia, reescrita ou mesmo produção, a partir de alguma cena do capítulo.
As crianças não viam a hora de chegar quinta-feira para conhecerem mais uma parte da história. Até os que tinham mais dificuldades se saiam bem nas atividades do livro. Eu me surpreendia a cada aula com o envolvimento dos alunos em relação à história e às atividades.
Quando terminaram a leitura do livro, foi exibido o filme. As crianças se maravilharam, pois a maioria não conhecia o mesmo.
Após a leitura do livro e o filme assistido, as crianças se dividiram em cinco grupos e produziram cartazes com desenhos e frases do filme e fizeram uma exposição para a escola.
As outras salas ficaram tão animadas que pediram para assistir ao filme também. Aí a direção da escola promoveu uma sessão pipoca e as crianças das outras salas puderam assistir ao filme.
Para mim, esse projeto contribuiu muito pra minha prática pedagógica, pois vi de perto como chamar a atenção dos alunos com relação a ler, interpretar, reescrever e produzir, a partir de um tema que eles estavam envolvidos de forma coletiva.
Concluindo, esse projeto foi uma revolução naquele ano na escola, pois despertou o gosto das crianças pela leitura, motivou-os a escrever, produzindo seus próprios textos.

Irene Gomes da Silva - 4º semestre 2012/2


Nenhum comentário:

Postar um comentário