quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Conhecer para julgar


Às vezes, julgamos as pessoas sem as conhecermos, mas quando convivemos, percebemos que podemos estar enganados.
Isso aconteceu com uma pessoa conhecida de todos. Eu a considerava uma pessoa arrogante e que não gostava de falar com ninguém. No entanto, as colegas não paravam para pensar que, talvez, não deram chance para conhecê-la melhor.
Foi quando precisamos fazer um trabalho e quase todos da sala haviam faltado. Então, montaram o grupo com quem estava presente e quem havia faltado foi encaixado sem escolha.
A pessoa de quem falo ficou de fora, e quando foi se juntar a algum grupo, não foi muito bem aceita. Tentaram excluí-la, dizendo que o grupo já estava fechado, mas, na verdade, o pessoal não queria fazer trabalho com ela.

Depois de muito se humilhar, ela conseguiu se encaixar em um grupo. Se eu fiquei me sentindo mal com isso, imagina essa pessoa como deve ter se sentido?
Isso me levou a pensar se somos educadoras e temos que ensinar as crianças a interagirem com grupos e se socializarem com o meio em que vivem, serem sempre amigas etc., como podemos ensinar esses comportamento para nossas crianças, se não sabemos nos socializar e respeitar o próximo?
Primeiro, temos que conhecer as pessoas, para depois poder criticar e não tirar conclusões precipitadas a respeito. Temos que aprender a respeitar os outros como são, e não como a gente quer que sejam.
Quem criticar alguém sem ao menos conhecê-lo, torna-se  pior do que a quem critica e não merece respeito algum.

Rosangela Bispo - 2º semestre 2012/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário