sexta-feira, 8 de junho de 2012

Você gosta de se estressar?

Desde pequeno adorava ensinar, mas pensava que isso iria passar. Brincava de escolinha no fundo do quintal e auxiliava meus colegas nos afazeres escolares. Quando terminei o Ensino Fundamental II, sonhava em entrar no curso de Magistério. No entanto, por ser homem, meus pais diziam que era melhor eu trabalhar para ajudar no sustento da casa, pois tinha que trabalhar durante o dia e cursar o Ensino Médio à noite. Não discuti e não fui fazer o curso de Magistério que seria no período da manhã e necessitava da assinatura dos meus pais.
Quando terminei o Ensino Médio, prestes a completar 18 anos, fiz a minha inscrição no vestibulinho para cursar o CEFAM – Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério, que ficava na cidade vizinha da minha, em Registro.
Então, após 4 anos de estudos em período integral, no ano de 2001, terminei meu curso normal. Agora poderia dizer que sou professor, tenho uma profissão.
No ano de 2002, comecei a batalhar para conseguir entrar na rede de ensino tanto municipal como estadual. Claro que, após alguns anos de batalha, entre dar aulas e outros afazeres, iniciei meu curso superior e, no ano de 2010, terminei a licenciatura em Letras.
Mas por que será essa retrospectiva toda? Foi para explicar a um aluno do 6º ano que fez a seguinte pergunta: professor por que você escolheu essa profissão de estresse.... Você gosta de se estressar? Parei, respirei e continuei a dialogar com o aluno. Gosto do que faço, a única coisa que me estressa é o meu patrão: o governador do Estado, que deixa o professor desvalorizado. Comecei a dar aula no dia 24 de abril de 2012 e irei receber meu pagamento somente no 5º dia útil de julho.... Ufa isso é estressante!!! E ainda mostra na TV propaganda incentivando as pessoas a serem professores, mas se você não tem vocação não adiantará nada, apenas encontraremos professores insatisfeitos.

Ederson Carlos de França Muniz - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário