sábado, 23 de junho de 2012

Reflexão de volta às aulas

Início de semestre, energia e forças renovadas. As dificuldades do semestre passado ficaram para trás e foram superadas. Em minha viagem diária, na qual faço o trajeto trabalho-faculdade, de hoje, em especial, não me preocupo muito em observar a paisagem belíssima que a natureza me dá o privilégio de poder apreciar todos os dias.  Meus pensamentos são muitos e estão totalmente voltados para o retorno às aulas.
Envolvida em minhas ideias, começo a pensar em inúmeras situações que dizem respeito às aulas: o que nos espera neste semestre?
Uma incógnita em relação aos professores e às aulas. E o tempo, este bem tão precioso, será nosso aliado? Torço para que esteja a nosso favor ou terei que aprender a administrá-lo, pois o tempo é assim. Desejo tempo em meu cronograma, pois preciso propiciar a minha vivência da aprendizagem e da convivência e, em meio a estes pensamentos me distraí, e a atenção e a observação da bela paisagem vão ficando para trás, vou voltando à minha realidade... Aos poucos me dou conta que estou bem próxima do meu destino. Quando entro na sala de aula, os pensamentos começam a se diluir totalmente... O professor começa a ministrar a aula e, a partir daí, as situações reais começam a se formar, em que um novo cenário se faz presente: a relação professor-aluno e vice-versa, a interação entre os próprios alunos. Assim, percebo que o caminho está aberto para ser percorrido, tudo vai depender do envolvimento, da dedicação de cada um, dos elementos presentes, da ajuda coletiva e do respeito à alteridade. Estes são ingredientes essenciais para o sucesso, fornecem uma base sólida, consistente, para a realização final, ou seja, para que não sonhemos apenas, mas também para que os desejos de todos nós tornem-se realidade.


Rivalda - 4º semestre





Nenhum comentário:

Postar um comentário