domingo, 17 de junho de 2012

Documentário: Alunos, Professores, Desafios e Perspectivas

Esse documentário foi realizado no primeiro semestre do ano de 2012, pelas alunas de Pedagogia Parfor do quarto semestre da manhã. No documentário, foram relatados os desafios e perspectivas deste novo projeto governamental.
O grupo foi orientado pelas professoras Maria Cristina Vidaller e Rosana Pontes.
Foram entrevistados alguns professores e alunos. A duração deste documentário é de vinte e dois minutos. Utilizamos a linguagem verbal dos depoimentos e a linguagem não verbal de fotos e imagens de aulas e atividades pedagógicas diferenciadas, vivenciadas por nós, durante os 4 primeiros semestres do curso. O documetário foi elaborado com base teórica no livro Leitura Sem Palavras, da arquiteta e professora da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) Drª Lucrécia D' Aléssio Ferrara.
Segundo a autora, "para se conseguir penetrar na analogia do presente é necessário buscar propositalmente o passado, por meio de fontes visuais e/ou auditivas. Os flagrantes fotográficos ou gravações de ontem e de hoje, ao lado dessa memória, são necessários para se proceder a informações múltiplas, através do uso de técnicas que operam intercódigos: as gravações, as fotografias, os vídeos, as montagens visuais de fotos ou slides para aguçar a observação e estimular a comparação. E através dessas técnicas processa-se uma dissecação ocular, auditiva, necessária num primeiro momento, e a comparação logo após". (p. 35)
Na elaboração do trabalho foram utilizados os recursos sugeridos pela autora: gravações, fotografias, e as montagens visuais que resultaram no gênero cinematográfico denominado documentário. Documetário esse que se concretizou em um importante registro da nossa trajetória de formação no PARFOR.


Claudionete Lopes - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário