domingo, 17 de junho de 2012

Em que momento me senti autora?


“Escrever é ser autor da própria história” – tenho visto essa frase frequentemente em uma emissora de TV que está divulgando um projeto do MEC chamado Olimpíadas de Língua Portuguesa. E essa frase vem ao encontro do que tenho vivenciado nesses quatro semestres nas aulas com a professora Rosana Pontes, mais precisamente neste último semestre, cuja proposta foi a escrita de crônicas pedagógicas.
Penso que o momento em que me senti autora foi quando tive a liberdade para expressar meus pensamentos, opiniões, sentimentos, críticas, tristezas através das crônicas. Através desta escrita senti-me como diz a frase citada acima: “autora da minha própria história”. História de formação pessoal, profissional e acadêmica, porque as crônicas que escrevi tiveram um pouquinho de cada um desses três temas.
Relatando nas crônicas experiências vividas na universidade, fui refletindo sobre minha formação enquanto docente, avaliando os conhecimentos adquiridos e fazendo uma crítica a mim mesma sobre o que foi transformado na minha ação pedagógica e principalmente o que foi modificado em mim como pessoa.
Ao reler as minhas crônicas postadas no blog, analisei os meus erros, o vocabulário e o nível de conhecimento construído até agora. Confesso que me espantei! E logo me veio em mente a teoria de Vygotsky – ZDP. Cheguei à universidade no desenvolvimento real (que é o tempo presente, com minha história de vida, com aprendizados, mas com possibilidade de novos aprendizados) e com a mediação da professora e colegas que é a zona de desenvolvimento proximal (processo de aproximação de aprender coisas) vou caminhando para a zona de desenvolvimento potencial (potencialidade de aprender outras coisas).
Portanto, estou sendo “autora da minha própria história”, porque estou construindo a minha formação, com o auxílio dos professores e colegas. Descobrindo novas coisas por meio das pesquisas, socialização de trabalhos e visitas culturais para a elaboração do nosso documentário (mais uma autoria).



Maria Flávia Medeiros dos Santos - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário