sábado, 23 de junho de 2012

Superação

Quero deixar registrado neste momento a minha satisfação por estar cursando o curso de Pedagogia pela Plataforma Freire.
Fazer este curso é um antigo sonho que agora estou tento a oportunidade de realizar.
No início, as dificuldades foram muitas e algumas ainda insistem em permanecer. No entanto, elas não mais me amedrontam tanto quanto antes.
A insegurança todos do grupo-classe possuíam. Uns mais, outros menos. Cada um dentro de sua realidade. Ou seja, não foi fácil para ninguém. Nem para os que estudaram em bons colégios, nem para os que apenas cursaram a suplência, como é o meu caso, que venho de um ensino fundamental e ensino médio, todos cursados após muito tempo sem estudar. Acredito que a maioria das minhas dificuldades se deve a este fato. 
No entanto, essas dificuldades serviram para o meu crescimento, pois a cada dia sentia a necessidade de lutar, pois tinha que realizar as atividades propostas, se eu quisesse seguir adiante com o curso.
Algumas colegas, infelizmente, não tiveram muita persistência, e desistiram no início ou no meio do curso. Os motivos foram vários, mas uma colega, em especial, a sua saída me causou uma profunda tristeza.
Esta colega teve uma grande dificuldade e, infelizmente, não foi possível sanar tal dificuldade. Eu acredito que ela não teve a ajuda necessária do grupo-sala, ninguém podia parar para ajudá-la em suas dificuldades. 
No processo seletivo, a Faculdade não avaliou se o aluno tinha capacidade da boa escrita, de leitura, simplesmente a prova foi toda objetiva, dando condições a esta ex-aluna de ingressar no mundo acadêmico. E ela entrou cheia de sonhos, como todas nós. Entretanto, não teve o apoio necessário para continuar, e acabou desistindo. 
Numa época em que só se fala em inclusão, esta história não é um exemplo de exlusão?
Contudo, mesmo com todos esses acontecimentos, valeu a pena continuar. Eu também poderia ter desistido. Mas preferi seguir adiante e continuar a luta, pois tenho certeza que um dia vou colher os frutos.

Rivalda Barbosa - 4º semestre 2012/1



Nenhum comentário:

Postar um comentário