quinta-feira, 7 de junho de 2012

Aos alunos e alunas do 4º semestre com carinho...

Neste blog em que escreveram lindas crônicas sobre seus sentimentos, angústias, inseguranças, e, principalmente, sobre o sonho comum da graduação em Pedagogia, deixo registrado o meu agradecimento. 
Concluímos um importante ciclo de trabalho. Quatro semestres se passaram com muita rapidez e intensidade. O que foi mais significativo para mim? 
No primeiro semestre, o susto da iniciação na vida acadêmica, e eu falando sobre pesquisa-ação, coletivo pesquisador, projeto coletivo. Penso que me acharam maluca e não acreditaram que seguiríamos esse caminho com tanta perseverança. No entanto, foi exatamente assim que aconteceu.
A cada semestre, um ciclo da nossa pesquisa-ação se realizou: um tema de estudo coletivo, a socialização de pesquisas e coleta de dados sobre esse tema, finalizando com uma produção de conhecimento. 


Nesse processo, no segundo semestre, o tema de estudo foi “gêneros textuais”, a socialização se deu pelos seminários e a produção final com um artigo acadêmico. No terceiro semestre, o tema foi “a linguagem literária”, a socialização se deu novamente pelos seminários e a finalização com um segundo artigo acadêmico. No quarto semestre, o tema foi “a cultura visual e a leitura do texto não verbal”, a socialização aconteceu pelo estudo coletivo e a produção final foi um documentário. Ainda, desenvolvemos todo um trabalho de registros reflexivos sobre a trajetória de formação, desde os portfólios, passando pelos diários de bordo, até chegarem às crônicas deste blog. 

Resumindo assim parece simples e fácil. Entretanto, formar um coletivo pesquisador e aprender a ser professor reflexivo, autônomo e autor demandou muito esforço, sacrifício, dedicação e dor. Dor que se transformou em orgulho e crescimento a cada realização.
Então, isso foi o mais significativo para mim: vê-los brilhar, ao apresentarem com entusiasmo suas produções como autores – os artigos, os documentários, as crônicas. 
Quanta emoção! Não há professor que não se realize com as conquistas de seus alunos! Assim me sinto agora: realizada. Obrigada por tanto carinho e reconhecimento postados no blog! 
O blog foi feito por vocês, para que se reconhecessem e compartilhassem todo o aprendizado que vivenciam coletivamente. 
Enfim, sei que neste momento se sentem guerreiros e guerreiras exaustos, porém sei que os deixo prontos e seguros para seguirem em frente. 
E eu ofereço a vocês todo o meu carinho...
Professora Rosana Pontes





2 comentários:

  1. Linda mensagem professora....fiquei emocionado...o meu muito obrigado......
    Ederson

    ResponderExcluir
  2. Como assim ? Quem tem que agradecer somos nós alunos do PARFOR que graças à Deus tivemos uma professora competente e compromissada nesses quatro semestres...foram 02 anos de muito aprendizado e reflexão. Tenho certeza que a teoria é importante, mas você Profª Rosana nos mostrou na prática que todos nós alunos somos capazes de aprender independente de seu passado, nos mostrou que a realização de um sonho é possível!!! Muito obrigada por tudo!! ;)

    ResponderExcluir