sexta-feira, 8 de junho de 2012

Plano B


No semestre passado, eu e Renato escrevemos o artigo juntos para esta mesma disciplina, ou melhor, Educação e Linguagem I, já que agora estamos na parte dois, o retorno. Dizem que continuações geralmente não são boas, mas o trabalho em grupo escolhido pela professora Rosana desta vez foi mais fácil e prazeroso (penei muito para ser coautora daquele artigo).
Muitos de meus colegas ao ler esta crônica (que pretensão a minha), vão me xingar, porém este tipo de registro cinematográfico eu realizo há uns cinco anos, quando a prefeitura do município de Bertioga, onde sou professora de Educação Básica I, ofereceu-me um curso de Movie Maker. Desde então me arrisco a montar DVD´s com as fotos e filmagens de todos os eventos realizados no calendário escolar para serem presenteados aos pais de meus alunos na última reunião do ano letivo.
Mas quem estiver lendo deve estar se perguntando por que o título desta crônica é “Plano B”. Pois bem, a ideia do documentário para a professora Rosana era o registro de uma aula de culinária saudável com os alunos do Ensino Médio, mas a filmadora que o Renato pediu emprestada da escola estadual em que trabalha foi roubada de sua residência. Como ficamos uns dias sem nos comunicarmos e a data inicial das apresentações dos documentários era dezenove de maio, um novo projeto precisaria ser iniciado: sugeri aos outros dois colegas de grupo que meus alunos de 3º ano do Ensino Fundamental I fossem protagonistas de um mini documentário sobre o aniversário da cidade de Bertioga, que, por coincidência, acontece no dia dezenove de maio.
Meus alunos se empolgaram com a ideia, mas o Renato continuou firme em seu projeto culinário mesmo com sua câmera pessoal “sugadora de pilhas”. Só que o trabalho de minhas crianças não foi em vão, pois eles aguardam ansiosos o dia do Sarau Cultural lá em nossa escola para apresentarem sua produção. Devo admitir que se não fosse o roubo da filmadora, eu não teria proporcionado aos meus alunos experiência tão enriquecedora. Então posso afirmar aqui que “há males que vêm para o bem”...

Ana Carolina Ferreira do Nascimento - 4º semestre


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário