sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ufa! Acabou


Finalmente chegamos ao final do 4º semestre, foi leitura de livro, cartazes, crônicas e, por último o documentário, que foi uma experiência diferente de todas as outras para mim que sou carioca e moro aqui há sete anos e não conheço direito Santos. Nosso documentário foi sobre o Emissário Submarino de Santos, todas do grupo pesquisaram, eu nunca nem tinha ouvido falar do Emissário, e fazendo as pesquisas fiquei deslumbrada com a transformação do local, como diz no livro Leitura sem palavras, "o espaço que virou um lugar". Um local antes totalmente abandonado que se tornou um ponto turístico da cidade. Aprendi um pouco sobre a imigração japonesa em Santos, o significado das estátuas, a construção e as reformas realizadas na pista de skate, o museu do surf, onde as obras de arte foram feitas pelos próprios surfistas, várias fotos e, o mais interessante, as pranchas bem antigas. Havia até uma prancha de madeirite, que foi a primeira prancha utilizada pelos surfistas, mas nunca imaginei uma prancha de madeirite, e olha que meu pai era marceneiro.
Houve alguns acontecimentos para fazer esse documentário, em um dos dias marcados para nos reunirmos, tive médico e só consegui chegar às nove horas. Não desisti, fui assim mesmo e quando cheguei pedindo desculpas. fiquei sabendo que nada naquele dia estava dando certo, as pesquisas que estavam no computador tinham sido perdidas e fomos para a informática tentar encontrar o site. Foi uma loucura, mas conseguimos achar. Numa segunda feira, não tivemos a última aula e o grupo ficou na sala gravando a fala, que parece ser fácil, mas na hora de encaixar imagem com fala é que sentimos a dificuldade, mas estávamos lá gravando. Quando já cansadas e resolvemos ir embora, levamos um susto, porque só nós estávamos na universidade. Encontramos um funcionário que abriu a porta de vidro na lateral, depois do susto, saímos rindo e ainda comentamos o que iríamos fazer, se não tivesse ninguém: gritaríamos, ligaríamos para a professora Maria Cristina, pois era a única de quem tínhamos o telefone. Viram só! Até fazendo documentário vivemos momentos de fortes emoções.
Agora, chegamos ao final, esta é a ultima crônica e o documentário apresentamos na última quarta feira. Confesso que reclamei muito da disciplina de Educação e Linguagem e da professora Rosana, mas sabendo que não as teremos mais, no próximo semestre, já estou com saudades, pois nunca aprendi tanto. Sei que ainda tenho muito a aprender, mas estamos todos bem cansados, precisando de umas férias. Imagine eu que viajo todo ano e faz mais de um ano que não viajo, devido à saúde. Julho deste ano será diferente, irei para o meu Rio de Janeiro, curtir colo de mamãe, rever toda a família. Ufa! Tudo acabou bem.

Andrea Cristina Machado da Silva - 4° semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário