domingo, 10 de junho de 2012

O DESAFIO DO DOCUMENTÁRIO: NOSSA TRAJETÓRIA NO PARFOR



Vimos-nos, neste quarto semestre, diante de mais um desafio. Desafio esse de produzir um documentário, proposto pela Professora Rosana Pontes. Mas como assim produzir um documentário? Sobre o quê, com que tipo de abordagem?

As ideias junto ao grupo foram surgindo, confessamos que algumas bem inusitadas, primeiro de higiene, depois faríamos sobre a exposição de Romero Britto, e nada parecia claro em nossas ideias, porque não sabíamos como relacionar os assuntos ao livro analisado.
Bom, com tantas ideias, optamos pela que melhor retrataria nosso atual momento e o nosso desenvolvimento enquanto grupo classe, com o titulo: A trajetória das alunas no curso de Pedagogia PARFOR. Foi a maneira que encontramos de mostrar o aprendizado que obtivemos com a leitura do livro “A Imagem” de Eduardo Neiva Jr. que diz que uma imagem tem sempre uma história. Além de ser uma forma importante de registro para a prática docente.
E nosso documentário nada mais é do que a nossa história ao longo dos quatro semestres. História essa que está reunida em imagens fotográficas, filmagens e documentários de alguns dos nossos professores que fizeram parte dessa história que sublinha a importância dos momentos de aprendizagens e descontração que vivemos.
Contar uma história basicamente através de imagens nos confirma o que diz o autor: “a imagem é uma pluralidade de coisas que possuem significados, o que não se resume apenas a uma representação, tem uma capacidade de referência”.
E assim o fizemos, vídeo pronto e a expectativa com o dia da apresentação, será que está bom? Será que a professora vai gostar?
E com muita dedicação vencemos mais um desafio. Mas o bom mesmo é sentir a sensação de que valeu e está valendo a pena cada manhã, com aprendizados e descobertas junto ao grupo e aos Professores.
Obrigada professora Rosana por acreditar em nós e nos fazer perceber que somos capazes.

Maria Fátima, Soraya Santiago e Tatiana França

4º semestre manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário