quarta-feira, 13 de junho de 2012

Autonomia


Muito se ouve sobre autonomia, mas pouco se entende e as explicações são muitas a esse respeito. Na educação, autonomia é complicado, porque os pais não entendem e não gostam quando seus filhos voltam da escola sujos. Digo isso, porque, como educadora, muitas vezes os pais questionam o fato de deixarmos as crianças comerem sozinhas, alegando que são pequenas. Mesmo explicando para os pais que comer sozinha é um processo de aprendizado e a criança precisa desse momento, não adianta, eles não aceitam e pronto.
De acordo com o livro de Paulo Freire, “Pedagogia da Autonomia”, ensinar exige respeito, criticidade, ética, pesquisa, alegria, bom senso, entre outros. Lendo o livro, pude perceber que não fomos preparados por essa “Pedagogia” e sim pela pedagogia do autoritarismo e da discriminação. Na faculdade, quando a professora nos deixa a “vontade” reclamamos, porque estamos acostumados com uma educação tradicional, no qual os professores são autoritários.
Ter autonomia é bom para todos, educador e educando. A autonomia é um processo sem data, horário ou local marcado. A autonomia vai se construindo através das experiências estimuladoras da decisão e da responsabilidade e isso é o que os professores do PARFOR vêm nos ensinando através de suas metodologias.

Cláudia Sabino Marques - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário