domingo, 24 de junho de 2012

O nosso segundo artigo...

A construção do segundo artigo, na disciplina de Educação e Linguagem I, levantou muitas dúvidas e questionamentos.
Escolhemos o autor Erico Veríssimo e nada mais. O que escrever? O que abordar? Por onde começar?
Nos sentimos um tanto perdidas, inseguras.
Frente ao computador, pesquisamos muito, trocamos ideias, discordamos, repensamos até que, finalmente, chegamos a um foco central: Romances Urbanos de Érico Veríssimo.
Estávamos aliviadas e felizes, chegamos a um ponto em comum, a um eixo, mas esse momento durou pouco.
Surgiu um novo tema e acabamos aceitando a sugestão dada pela professora. Confesso que, de início, me frustrou, pois acreditava que tínhamos que manter nossa opinião, seguir o caminho proposto pelo trio produtivo em formação. Reconheço que foi válida a troca do tema, apesar de todo desconforto e incertezas do momento.                                                                                                             
Na Trajetória de nossas vidas, nos deparamos com barreiras, contratempos, divergências, enfim, conflitos muitas vezes necessários para nosso crescimento pessoal, afetivo e profissional.
É gratificante e significativo superar as dificuldades com dignidade, responsabilidade, comprometimento e, acima de tudo, respeito pela educação, em que nos colocamos no momento como alunos, certos de futuros educadores capacitados e envolvidos no processo educacional de qualidade.
Reconheço que tenho muito a aprender e integrar o aprendizado à minha prática.
O curso de formação de professores (Parfor) oportuniza a interação do conhecimento prévio do aluno e do conhecimento adquirido na Universidade com o foco principal: nossos alunos, nas Unidades onde trabalhamos.
Segundo Paulo Freire, “somos seres inacabados”. Estamos sujeitos a mudanças, transformações, construções e reconstruções do conhecimento.
Depende de cada um estar aberto para novas possibilidades e ampliação do saber, de sentir-se inserido no contexto educacional, com amor e respeito pelos alunos.
Nós, como autoras de artigo, nos sentimos vitoriosas, com mais essa etapa concluída. Somos capazes!

Marli Pereira - 4º semestre/manhã/2012-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário