quarta-feira, 2 de maio de 2012

EDUCAÇÃO DEVERIA COMEÇAR EM CASA

Estava eu na fila do supermercado, com uma paciência de Jô, e logo atrás de mim estava uma linda mãezinha com seus dois adoráveis pimpolhos que eram, realmente, necessitados de educação. Pensando bem precisavam mesmo de LIMITES.
Santa paciência! Onde está a autoridade que os pais tinham? Cadê o respeito que os filhos tinham pelos pais?
A dona mãezinha fazia de tudo para acalmar seus “anjinhos”. Oferecia balas, prometia mundos e fundos e nada. O pai, então, não abria a boca.
Que método é este que não me convenceu nem um pouco? Nem aos adoráveis pimpolhos.
Foi aí, então, que a mãezinha vira para as crianças e ameaça contar tudo para a professora se eles não se comportassem.
Gente!!! Que historia é esta de contar para a professora? Quem deveria educar não eram os pais?
Pelo menos as crianças de gerações passadas não foram educadas dessa maneira, com muita liberdade e a insegurança dos pais.
Hoje as crianças recebem balinhas, estrelinhas, prêmios por se comportarem bem.
A gente (de gerações passadas) se comportava porque tinha pais que mandavam, havia uma hierarquia familiar; os mais velhos mandavam e nós obedecíamos. Quem mandava eram os pais, não os filhos.
Nas “gerações passadas” houve muito limite, muito castigo, muita bronca e nem por isso ficamos adultos, infelizes, frustrados ou com traumas.
Pais não podem ser omissos e frouxos. É triste constatar o despreparo dos pais.
Realmente eu fiquei sem saber se o mais doente ali eram as crianças ou os pais.
Coitada das professoras, que têm de fazer também o trabalho que deveria começar em casa!
A criança tem de aprender que só se dará bem quando existir o respeito mútuo.
E claro que esta tarefa, e outros muitos tantos valores são primeiramente de responsabilidade dos pais, e a escola entra como continuação deste trabalho...
É difícil, eu sei, mas é o que penso.


Rosemary Franceloso - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário