terça-feira, 15 de maio de 2012

Transformação

Durante a palestra na IV Jornada da Educação na UNISANTOS, Celso Vasconcelos citou “Não há gênesis absoluto. Onde você estiver pode haver mudanças”. Realmente Gênesis descreve uma criação em um tempo desconhecido, mas a criação aconteceu.
Nós, professores, devemos fazer parte de um processo constante de transformação, sermos pesquisadores. Compreendi que não importa o momento ou situação que você possa estar vivendo, existe sim a possibilidade de mudanças, e, de repente, essas mudanças acontecem e nem nos damos conta do exato momento em que isso ocorreu.
O surgimento da era da informática foi rápido e se aperfeiçoando a cada dia, sempre vi meus filhos em frente à tela de um computador, e às vezes me perguntava o que eles faziam ali por tantas horas. Percebia que riam, às vezes ficavam sérios e, no meio de tudo isso, ainda colocavam um trabalho para imprimir. Meu Deus o que era aquilo? Na correria do dia a dia, nunca tinha tempo para me sentar em frente daquele “bicho de sete cabeças”.
No entanto, quando cheguei à universidade, logo na matrícula, usei meu “e-mail”, que meus filhos haviam criado certo dia. Enfim, logo em seguida me disseram que eu tinha de entrar no tal de Moodle, lá haveria material de estudo, local onde deveria mandar minhas tarefas. Todos os contatos com a universidade deveria ser feito por ali. Meu Deus! O que era aquilo?
Para digitar um trabalho eu deveria abrir “Word”, em seguida salvá-lo, colocá-lo em uma pasta, essa pasta poderia ficar na área de trabalho ou nos meus documentos, ufa!... Tudo para mim era novidade, eu estava ficando espantada. Digitar até que eu digitava bem, pois fui do saudoso tempo da máquina de escrever, e ainda bem que as letras eram dispostas da mesma maneira, mas do resto, não entendia nada.
Entretanto, agora só restava enfrentar aquela tão temida máquina. E, de repente, num tempo que não sei precisar exatamente, estava eu frente a frente, formatando trabalhos, criando no Power point, e agora até editando vídeo, e, em meio a tudo isso, dando uma olhadinha na face book. Foi tudo muito rápido, o desafio valeu a pena, sinto como se um novo mundo me tivesse sido apresentado.

Marisa Nonato de Camargo - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário