terça-feira, 15 de maio de 2012

IV JORNADA DA EDUCAÇÃO

A Universidade Católica de Santos e sua comissão organizadora nos proporcionaram a IV Jornada da Educação e o III Encontro da ANFOPE/SP (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais em Educação). O auditório estava lotado com a presença dos alunos e professores da área de educação.
E agora professor? Desafios e perspectivas, tema da primeira palestra com o Prof. Dr.Celso Vasconcellos, e a segunda palestra uma mesa redonda sobre: Políticas públicas, avaliação e formação de professores. Todas essas questões discutidas nas palestras são importantíssimas, especialmente neste momento que estamos inseridos dentro do programa Parfor. Em destaque a preocupação do ensino de qualidade para todos.
Vivemos em uma sociedade onde o senso comum é muito forte na educação escolar, e isso é muito preocupante, devido à crise profunda de civilização social educacional, é preciso cuidar desse professor com políticas para a educação, sobretudo a responsabilidade e o comprometimento da docência de ser Professor com “P” maiúsculo. Apesar de tudo, o professor continua sendo uma figura em que a sociedade confia e acredita, mas pouco valoriza. O professor é o mediador no processo de ensino aprendizagem, participa ativamente na construção e transformação do desenvolvimento humano, e responsável por tudo que fala, e não pelo que o outro entende. A formação do outro ser humano é muito significativa, seria a nossa existência para os outros. Nossa como é importante ser professor na vida das pessoas! Muito mais que isso, é determinante na formação do sujeito.
O Prof. Dr. Celso Vasconcellos nos passa uma mensagem muito rica. Depende de nós, professores, nos valorizarmos e termos orgulho de ser professor. Para que isso aconteça é necessário buscar uma educação de qualidade democrática para a valorização social da escola e de seus profissionais com formação inicial e continuada, salários, planos de carreira e condições de trabalho.
A Jornada de Educação tem essa função social com o objetivo de promover a reflexão crítica através dos diálogos. Devemos discutir e participar ativamente das políticas educacionais para a formação de professores, assunto este discutido durante a mesa redonda com as professoras Drª. Iria Brzezinski (Presidente ANFOPE), Drª. Maria Leila Alves (UMESP), Drª. Izabel Lima (CAPES) e Maria do Carmo (Seduc-Santos). As mudanças vêm acontecendo ainda que lentas, mas já temos vários programas que estão em desenvolvimento ( Obeduc, Novos Talentos, Parfor, Prodocência e Pibid). Ficou claro que a luta é constante em defesa da educação pública e de qualidade de formação e valorização de profissionais da educação.
O Parfor é um exemplo dessas políticas públicas que vêm acontecendo pela CAPES, através da Unisantos que está garantindo a formação pedagógica para os docentes da rede pública. Precisamos ter conhecimento das políticas públicas sociais e educativas para que possamos participar e desenvolver uma visão crítica sobre o processo de formação e valorização e continuar lutando em defesa de uma educação pública de qualidade para todos os brasileiros.

Sandra Aparecida Dutra de Andrade Dantas - 4° semestre

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