segunda-feira, 21 de maio de 2012

DOCUMENTÁRIO: PARFOR - A realização de um sonho!

A trajetória do nosso documentário iniciou com a escolha do tema. O que iríamos apresentar? Foi quando o grupo em conjunto teve a ideia de coletar todo o material referente o curso de Pedagogia PARFOR. Por que não fazermos um documentário sobre as experiências durante nossa formação que é, e sempre será tão significativo para nós? Recolhemos todo o material de imagens que tínhamos e as tarefas foram divididas da seguinte forma: Carina, nossa técnica de produção de vídeo, ficou com a edição das imagens no movie maker, Vania, assistente de produção, Izildinha elaborou a sinopse e a confecção da capa do DVD e a Sandra ficou com a produção do texto sobre o documentário. Todas nós gravamos individualmente nosso relato. A filmagem desse relato precisou de muito treino. Nossa! Quanto mico, vídeo sem áudio, vídeo no escuro, vídeo cortado, coçando pescoço, o nariz!!!!!! Foi muito divertido... rsrsrsr. Ah!! O melhor de tudo isso foi que aprendemos outras coisas que não sabíamos, um desafio atrás do outro, filmagem, tempo, áudio, sinopse coisas que pareciam distantes que tínhamos que aprender a fazer e por que não aprender na prática??? Como fazer? Por que fazer? Para quem fazer? Ah!!!! No final do documentário, para fechar com chave de ouro, a leitura de um poema de Cecília Meireles com a apresentação de diversas fotos.
Este documentário foca experiências cotidianas e registradas por meio da produção do vídeo. Portanto, o documentário, conforme a autora Lucrécia D'Alessio Ferrara que estudamos, é uma estratégia para a comprensão do significado de nossas vivências, e sua maior qualidade é poder captar informações, mensagens e imagens, associando o texto verbal ao não verbal. O trabalho foi realizado com base na teoria do livro da autora citada, A leitura sem palavras, e nosso objetivo foi utilizar uma forma de comunicação presente na vida moderna, que envolve as tecnologias que, por sua vez, transformam o nosso universo através das imagens.
As aulas de Educação e Linguagem II, da Professora Rosana Pontes, movimentaram muito o semetre, e agradecemos à professora Maria Cristina Vidaller, de Gestão da Informação, que nos auxiliou nesta produção.
Aprendemos muito durante esses quatro semestres, o que era “muito difícil” no começo agora parece mais fácil, ainda temos dificuldades, mas que estão sendo superadas, nossas considerações a todos os professores que têm um importante papel em nossa formação.

Carina Chaves, Izildinha Belli, Sandra Dutra e Vania Vigneron

4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário