domingo, 13 de maio de 2012

FACULDADE E AGORA?

Nunca imaginei que faria Pedagogia e um dia seria uma professora. Confesso que é uma profissão que não me atraia, por ser muito desvalorizada pela sociedade em geral, com professores sem estímulos, crianças que não querem aprender e pais que não as incentivam no aprendizado. 
Acabei ingressando nela por acaso e passei a adorar, gosto de saber que estou contribuindo para a formação dos futuros cidadãos. Bom, veio a faculdade. Nossa totalmente diferente do que eu esperava! Achei que seguiria na mesma linha do ensino médio. Doce ilusão! Me vi completamente perdida, de repente tive que pesquisar, ler textos os quais nem entendia, fazer projetos, mapas textuais, analisar, etc.. Houve momentos muito difíceis, acredito que o fato de não ter experiência em sala de aula atrapalha muito. Há termos usados que nem sabia o significado, por exemplo, "material dourado" nunca havia visto, "plano de aula", o que é isso? Confesso que tenho muita dificuldade em elaborar um. Pergunto, procuro a resposta, os colegas ajudam, dão exemplos e sempre sai alguma coisa. Aprendi que, para que o aluno aprenda, é preciso que a aprendizagem tenha um significado, que haja situações ou problemas de seu cotidiano, vemos isso todos os dias em nosso aprendizado. Tenho levado meu aprendizado para meu dia-a-dia. Meu aprendizado mais importante acredito que seja o fato de ter aprendido a observar. Antes trabalhava e voltada para o cuidar. Fui condicionada a isso. Hoje, com as informações que tive e ainda terei, sei que a criança deve ser estimulada para um melhor aprendizado.

Maria Cristina Santos - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário