quinta-feira, 3 de maio de 2012

PARFOR – UNIVERSO DE POSSIBILIDADES

O Programa de Formação de Professores do MEC, no qual estou inserida é para mim um UNIVERSO DE POSSIBILIDADES, visto que me oportunizou a realização do sonho de cursar uma faculdade, pois não disponho de condições financeiras suficientes para isso. Sou a primeira na minha família a possuir nível superior, sendo assim, poderei melhorar a minha situação econômica e futuramente custear uma faculdade para minha filha.
Além do benefício em relação ao estado sócio-econômico, o PARFOR também tem me propiciado experiências valorosas no campo pessoal. O contato com diversas pessoas e culturas têm colaborado muito para o meu crescimento como ser humano. Hoje constato que mudei muito o meu jeito de ser, principalmente nas relações interpessoais, porque antes só eu falava e determinava. Atualmente, consigo ouvir mais os outros, ceder nos momentos adequados. Tudo isso é uma grande conquista, pois para viver em sociedade é necessário uma convivência sadia e harmônica.
E sem dúvida, o PARFOR tem contribuído relevantemente para a ampliação da minha capacidade intelectual, racional e reflexiva. Estou sendo inundada de conhecimentos e com isso construindo o meu aprendizado, sendo sujeito desse processo. Sinto-me com total autonomia nesse processo, condição essa que me foi privada quando estudei no passado.
Portanto, hoje tenho a necessidade de me ver, me rever e de me repensar como pessoa e como profissional. Necessidade de refletir sobre quem sou, reconhecendo meu caráter de cidadã participante na sociedade e qual papel que desempenho no mundo.
Estas foram algumas POSSIBILIDADES que o PARFOR, até agora (4º semestre), me proporcionou. Sei que até o final do curso expandirei ainda mais nesse UNIVERSO DE POSSIBILIDADES.

“Possibilidade não é a realidade, mas é, também ela, uma realidade: que o homem possa ou não possa fazer determinada coisa, isto tem importância na valorização daquilo que realmente se faz. Possibilidade quer dizer ‘liberdade’ ”.
(Antonio Gramsci)


Maria Flávia Medeiros dos Santos - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário