sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sou autor

Segundo o dicionário Aurélio a palavra autor é: um substantivo masculino. 1-Aquele que cria ou produz (apenas por faculdade própria). 2- A pessoa que produz uma obra. 3- Um artista que faz um trabalho. 4- Aquele que inventa ou é causa primeira de uma coisa.
Desses conceitos citados acima me lembro que já era um autor... (srsrs), pois a cada bagunça ou arte que meus pais encontravam em casa já perguntavam: "quem foi o autor disso?" Meus irmãos diziam que era eu.
Mas voltando para hoje com nível universitário, nunca imaginei que seria autor. A descoberta foi na faculdade de Letras quando tive que escrever o meu primeiro Artigo Acadêmico, sobre Ruth Rocha. Como antes de escrever, e para escrever bem, temos que ter conhecimento do que estamos fazendo, tive que fazer muitas pesquisas bibliográficas e leituras de matérias sobre o tema, foi legal, pois eu estava acostumado no magistério apenas a escrever teatro para o meu grupo de trabalho.
Em 2010, quando iniciei a Faculdade de Pedagogia, na UNISANTOS, no primeiro semestre tive que fazer um relato desde a minha infância desde os dias atuais, na disciplina de Instrumentação da Língua Portuguesa I, com a professora Rosana. Escrever sobre a gente não é fácil, mas foi aí que pude perceber o meu potencial para a escrita. Então, depois dos trabalhos propostos por ela e outros professores começou a ficar mais fácil e aparecer mais trabalhos de minha autoria.
Falando em autoria, já estou na minha segunda crônica. Mesmo trabalhando com esse gênero textual com meus alunos do Ensino Fundamental II, nunca imaginei que eles poderiam analisar uma crônica de minha autoria, assim foi uma aula diferente, pois eles puderam conhecer pessoalmente o autor do texto.
Então, autor sou desde pequeno, claro de coisas que não precisavam da minha autoria... (srsrsrs). Hoje posso dizer que ao ver os alunos lendo algo que você escreveu, aí sim posso dizer que fui autor e sou autor, graças ao incentivo da professora Rosana que, desde o 1º semestre, vem nos dando o seu apoio, incentivando-nos a cada dia ser um autor.

Ederson Carlos de França Muniz - 4º semestre

2 comentários: