terça-feira, 29 de maio de 2012

PEDAGOGIA UNISANTOS


No ano de 2008, eu estava concluindo o Magistério e precisava, juntamente com meu grupo, escrever nosso TCC, então fomos pesquisar sobre o tema na biblioteca da Unisantos - Campus D. Idílio.
Nossa! Quando coloquei os pés naquele lugar me veio um sentimento tão forte e, em seguida, o pensamento de que um dia cursaria Pedagogia ali (cursar Pedagogia já estava em meus planos para o futuro). Fiquei encantada com a estrutura física e refleti que se o espaço físico era de alto nível, o ensino não seria diferente.
Assim que concluí o Magistério, fui correndo me informar sobre o curso de Pedagogia na Unisantos, mas quando me deparei com o valor da mensalidade, foi como jogar um balde de água fria. Estava naquele momento desequilibrada financeiramente e tive que adiar a faculdade. Porém, nunca perdi a esperança de estudar nesta universidade e algo lá no íntimo me dizia que um dia eu iria conseguir.
Passados quase dois anos, em 2010, foi aberto o projeto do MEC – Plataforma Freire e, claro, mais que depressa, fui verificar no site. Quando vi que o curso era na Unisantos, pensei: “É agora Flávia!”. Inscrevi-me, fiz o vestibular e passei. Quanta alegria e satisfação! Finalmente havia conseguido e ainda mais com bolsa integral, não podia ser melhor.
Iniciei os estudos. Tudo novo e vários desafios para superar... Hoje, no 4º semestre, constato realmente que o ensino da Unisantos é de alto nível. Digo isso por vários motivos: primeiramente por ver em mim a transformação desde quando comecei a estudar até agora, estou sendo inundada de conhecimento e isso tem me proporcionado uma grande evolução pessoal e profissional; segundo porque, ao dialogar com outras colegas que também estão cursando Pedagogia, só que em outras instituições (presencial e à distância), vejo que eu, no 4º semestre, já aprendi conteúdos que elas não estudaram no curso inteiro.
Por fim, a Pedagogia da Unisantos é um curso de qualidade, porque tem me dado subsídios teóricos, os quais tenho associado à minha prática. Sendo assim, transformando-a e beneficiando a qualidade da educação dos educandos que tenho contato. E tenho constatado resultados positivos por meio dessa ação-reflexão-ação que tenho praticado, relacionando teoria e prática. E, sem dúvida, contribuído significativamente para os meus conhecimentos sobre práticas pedagógicas, pois ampliou e modificou para melhor o que eu achava que já sabia.

Maria Flávia Medeiros - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário