terça-feira, 29 de maio de 2012

A grande oportunidade


  
Quando fiquei sabendo da proposta da Plataforma Freire, fiquei entusiasmada em fazer uma graduação, mas não achei que conseguiria.
Algumas pessoas foram selecionadas e fizeram o vestibular e quando finalmente saiu a classificação fiquei muito feliz. Mais ainda quando vi na lista os nomes de algumas colegas de trabalho e triste por outras não terem conseguido ou mesmo desistido por incompatibilidade de horário.
Apesar de estar entusiasmada por estar em uma das melhores universidades da cidade, confesso que no início não me senti muito bem dentro da sala de aula. Acho que fiquei muito tempo sem estudar. Os professores tinham uma linguagem estranha, pediam coisas que nunca tinha ouvido falar.
Quando falavam em apresentação, aí que eu entrava em choque. Meu nervosismo ficava explícito.
As dificuldades foram muitas, algumas pessoas tinham dificuldade com os horários, mas a minha maior dificuldade foi em como organizar minha família para essa nova rotina.
Não tem como dizer que a vida continua a mesma, a gente não tem mais o mesmo tempo para as coisas, o mesmo pique como antes. Acho que a minha maior frustração foi não conseguir dar conta de tudo. Fiquei muito mal com isso, mas com o tempo a gente começa a estabelecer algumas prioridades, se organiza melhor e percebe que nem sempre conseguimos dar conta de tudo perfeitamente.
Apesar de várias vezes não compreendermos os professores, achar que estão pegando pesado com muita atividade, conseguimos perceber o quanto isso contribui para o nosso crescimento, e o mais importante o quanto eles nos dão força e nos incentivam nesse processo.
Hoje é impossível não ver as transformações que o curso fez em nossas vidas. O curso nos proporcionou experiências maravilhosas, muito significativas para nossa atuação como professores. Nos dá um outro olhar, nos faz refletir sobre a nossa prática, além de ser um ambiente maravilhoso de troca, já que estamos rodeados de tantos profissionais.
Certa vez uma queridíssima professora citou uma frase que dizia: “NÃO PERCA A OPORTUNIDADE”.
Acho que ela serve para qualquer momento da nossa vida, e é por não perder a oportunidade que estamos aqui.


Vania Vigneron - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário