quinta-feira, 17 de maio de 2012

A escolha

Estudei na escola pública toda minha vida. Naquela época o ensino médio era de nível técnico e as opções eram Magistério e técnico de Contabilidade.
Quando chegou a época de fazer a escolha, eu queria fazer Contabilidade, mas já não havia a opção. Meu pai queria que eu fizesse Magistério, mas eu não queria, e por sorte era a última turma que se formava naquele ano.
A opção para quem quisesse fazer o Magistério seria fazer o CEFAM em Mongaguá, mas pra lá eu não iria de jeito nenhum. Então, terminei o ensino médio na escola Estadual Prof.ª Sylvia de Mello. Depois fiz um curso de informática cheio de coisas, mas, no final, o quê eu aprendi mesmo foi ligar e desligar o computador, não era a minha área esse negócio de informática. Meu pai ficou louco comigo.

Entrei de gaiata...
Fui parar na educação em 2002, trabalhava em um escritório, e meu pai me perturbou para fazer o concurso público, o cargo era “berçarista”. Fui fazer a inscrição no último dia. Um belo sábado de manhã, meu pai abre a porta do meu quarto me acordando com as seguintes perguntas: Você sabe quem foi o primeiro prefeito da cidade?  E onde será sua prova?
Pulei da cama corri até a banca de jornal e, por sorte ou azar, não sei, minha prova era no domingo. E lá fui eu, respondi as questões de Matemática, Português muito bem, porém quem era Piaget? Então fui respondendo assim: Mamãe mandou escolher esse daqui como sou teimosa...
Passei até que bem. Mas já nem se lembrava do tal concurso, quando, num Chá de bebê de uma colega, minha prima brincou comigo: É vai virar Marajá!!!
Eu?  Marajá? Foi quando ela disse que eu havia sido chamada na prefeitura. E lá fui eu trabalhar. É já se passaram dez anos e ainda não vi nada da vida de Marajá.
Rodei, rodei e parei aqui...
Pois é, acho que meu pai tinha bola de cristal, ele queria tanto que eu estudasse para ser professora. Eu fugi igual o diabo foge da cruz no ensino médio, mas fui trabalhar na educação e, por causa do cargo, em 2008, fiz o magistério pela prefeitura. Nossa meu pai ficou todo cheio na formatura! Em 2010, veio o curso de Pedagogia do PARFOR. No começo me sentia perdida, e ainda me sinto, vou confessar. Mas não podia perder a oportunidade, afinal um diploma de curso superior é algo obrigatório nos dias de hoje. Fiquei atrapalhada em montar um portfólio, e escrever um artigo, então, logo eu que sempre tive dificuldade com a disciplina de Português, tive que me virar. Olha achei que não ia conseguir, até pensei em desistir, mas quando terminou o primeiro ano, respirei aliviada e tomei uma gelada para comemorar.



Sheila Maria de Souza - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário