terça-feira, 29 de maio de 2012

IV JORNADA DA EDUCAÇÃO – UNISANTOS


Participar dessa IV Jornada da Educação foi relevante para minha formação acadêmica, pessoal e profissional.
Ao assistir à apresentação da orquestra da Unisantos, refletia enquanto apreciava aquela bela música sobre qual o valor daquele momento para minha vida. Fiquei observando aquele espaço, as pessoas e me perguntei em pensamento, se eu tinha noção do novo rumo que eu estava percorrendo.
Depois dessa linda apresentação, fui para o auditório assistir à tão esperada palestra do professor Celso Vasconcelos. Tinha tanta gente que não coube em um auditório só, tiveram que fazer uma transmissão simultânea da palestra no auditório acima.
Que privilégio ouvir essa pessoa linda que o Celso Vasconcelos é. Foram quase 3 horas de palestra e nem vi a hora passar, por mim ficaria ali a noite toda.As palavras que ele ia dizendo, uma a uma, tocavam intimamente a minha alma. Transmitia tudo com tanta sensibilidade e amor que saí fortalecida na minha escolha de ser professora.
Aprendi nessa “aula” que nem sempre conquistamos nossos alunos pela razão, é preciso temperar com muito afeto e sensibilidade. E procurar ver nos olhos das crianças o que elas querem nos dizer.
Também aprendi muito ao participar da mesa redonda sobre Políticas Públicas. O que mais ficou evidente para mim foi a dificuldade de se conseguir agregar a todos para uma boa formação docente e que às vezes a política partidária ajuda e às vezes atrapalha, pois há sempre uma tomada de posição por parte de partidos políticos.
Mas, a CAPES, a ANFOPE e a UNISANTOS demonstraram estarem comprometidos com uma formação docente de qualidade. Isso me tranquiliza e me deixa muito feliz, afinal a minha formação está em questão.
Entretanto, a educação caminha a passos lentos, cheios de obstáculos e o professor precisa fazer algo. Depende também do professor para que a nossa educação brasileira melhore. Portanto, os professores não podem perder a esperança e nem desistir do sonho de alcançarmos uma educação que seja democrática, humanística, promotora de valores e de inclusão.


Maria Flávia Medeiros - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário