sábado, 5 de maio de 2012

Meus professores



Eu sempre gostei de estudar, mas algumas matérias me deixavam com medo, não pela lição e sim pela professora. Na segunda série, a professora falava que eu era burra, porque trocava as letras e que nunca conseguiria  sair do primário. Passei para a terceira série e a professora me ajudou muito, como, naquela época, fonoaudióloga era caro e minha mãe não tinha condições, a professora falou com uma amiga fonoaudióloga e ela me passava os exercícios. Essa professora fez toda a diferença na minha vida, o ato dela em me ajudar não foi por piedade e sim porque ela era uma ótima professora e estava disposta a entender o problemas dos alunos.

Nunca repeti o ano, mas já fiquei para recuperação. Por ter medo da professora, não conseguia falar quando ela fazia chamada oral e eu sabia a matéria toda, mas não conseguia falar. Essa professora era de História, matéria que eu gosto muito, ela era ótima, sabia muito, mas era muito brava, ela não brigava, ela humilhava.

Ainda bem que essas histórias ficaram no passado e agora eu só tenho que elogiar,p orque na universidade todos os professores são ótimos. Eu me sinto muito à vontade de comentar a matéria com o professor Ricardo, pois  ele incentiva a participação do aluno, ele deu aula de sociologia, PHC e agora de filosofia. Eu adorei todas as aulas dele, ele consegue transformar a aula que parece chata em agradável e, dessa forma, mesmo quem não gosta da matéria, presta atenção e aprende.

Sempre gostei de História, mas tinha trauma e o professor  Paulo com o seu jeito único de dar aula acabou com meu trauma. Eu gosto de História, porque são fatos, pessoas, acontecimentos que movem o mundo. Por meio do passado, eu entendo o presente e posso transformar o futuro, porque nós fazemos a história. Eu acho isso fascinante e o professor Paulo é o melhor, ele sabe datas, nomes, fatos e é capaz de explicar tudo com uma simplicidade que não tem como não aprender e se, mesmo assim, o aluno não conseguir entender, ele explica quantas vezes for necessário.

Não posso deixar de fora meus outros professores, pois todos são maravilhosos, a professora Denise conseguiu entrar na minha mente quando uma criança faz algo eu já penso, no Vygotsky ou no Piaget. A professora  Carol de Matemática me mostrou que Matemática não é um bicho de sete cabeças e que é melhor entender do que decorar.As professoras Beth, Rose e Regina, através  dos  Referenciais e PCNs, nos ensinaram o certo e errado na educação infantil. As professoras Ângela e Rosana sempre acreditaram na gente até mais do que a gente.

Posso dizer, sem dúvida, que, para ser professor, é necessário, acima de tudo, gostar de gente e amar a profissão, porque um professor tem o poder de incentivar uma criança ou causar traumas que pode durar anos na vida de uma pessoa.

Cláudia Sabino Marques
4º semestre




Nenhum comentário:

Postar um comentário