segunda-feira, 16 de abril de 2012

Meu primeiro diário de bordo


Agradeço a Deus pela graça concedida de poder traduzir para o universo das palavras partes do meu pensamento.

Nas primeiras páginas do meu diário de bordo escolhi uma música muito linda seguida da mensagem do Padre Fábio de Melo, "O Caderno," porque tem alguma coisa a ver com "O meu primeiro diário de bordo".

Nele foram registrados momentos de aprendizagens e de experiências vividas ao longo do 3º semestre, que não vão ser apagadas. Meus primeiros rabiscos de reflexão foram no semestre passado, agora estou no bê-á-bá da produção de textos.

Não é fácil traduzir para o universo das palavras o nosso pensamento e sentimentos. Para mim, mais difícil ainda porque não tinha o hábito de ler. Escrever é uma arte.

Meu primeiro diário vai ser um referencial de comparação dos textos e reflexões que vier a produzir, comparar o grau da minha evolução, recordar o meu primeiro diário, minha base de amadurecimento. "Quando surgir os primeiros raios de mulher" essa parte da música pode interpretar assim: do bê-á-bá, início de reflexões, até um texto amadurecido.

Padre Fábio de Melo nos fala que o tempo todo nós estamos na autoria de um texto que é a nossa própria vida. E, se Deus quiser, quem sabe eu estarei na autoria de um texto, e não poderei esquecer nem deixar de canto o meu primeiro diário.
Agora, escrevendo este texto, não pensava eu tamanha inspiração tendo como referência a música "O caderno" do Toquinho na voz do padre Fábio de Melo. Ainda, como disse Padre Fábio de Melo, cada página é uma oportunidade única para o acerto, que bom que está sempre ao nosso favor uma página em branco, sinalizando que podemos recomeçar. Por esse motivo a minha última página do meu diário não será esta. Preciso de uma página em branco para um novo recomeço.
Agradeço a professora Me. Rosana Pontes pela iniciativa deste diário e pela dedicação e esforço. Deixo registrado também os meus agradecimentos pela colaboração de outros professores alguns de grande estima que têm me ajudado nesta construção interna, tudo é uma somatória.


Maria Geane Exaltação - 4º semestre

 

MENSAGEM

Pe. Fábio de Melo


"Eu não sei se você se recorda do seu primeiro caderno. Eu me recordo do meu. Com ele eu aprendi muita coisa. Foi nele que eu descobri que a experiência dos erros ela é tão importante quanto à experiência dos acertos. Porque visto de um jeito certo, os erros, eles nos preparam para nossas vitórias e conquistas futuras, porque não há aprendizado na vida que não passe pela experiência dos erros. Caderno é uma metáfora da vida. Quando os erros cometidos eram demais, eu me recordo que a nossa professora nos sugeria que a gente virasse a página, era um jeito interessante de descobrir a graça que há nos recomeços, ao virar a página os erros cometidos deixavam de nos incomodar e a partir deles a gente seguia um pouco mais crescido".
O caderno nos ensina que erros não precisam ser fontes de castigos. Erros podem ser fontes de virtudes. Na vida é a mesma coisa, o erro tem que estar a serviço do aprendizado, ele não tem que ser fonte de culpas, de vergonhas, nenhum ser humano pode ser verdadeiramente grande, sem que seja capaz de reconhecer os erros que cometeu na vida. Uma coisa é a gente se arrepender do que fez, outra coisa é a gente se sentir culpado. Culpas nos paralisam, arrependimentos não, eles nos lançam pra frente e nos ajudam a corrigir os erros cometidos.
Deus é semelhante ao caderno, ele nos permite os erros para que a gente aprenda a fazer do jeito certo. Você tem errado muito? Não importa, aceite de Deus esta nova página de vida, que tem o nome de "hoje", recorde-se das lições do seu primeiro caderno. "Quando os erros são demais, vire a página."


Nenhum comentário:

Postar um comentário