domingo, 15 de abril de 2012

Faça o que eu mando e não faça o que eu faço




Quando eu era criança, ouvi de muitos adultos esta frase. E de maneira bem clara e nítida. Nunca concordei com ela. Sempre achei que o líder, o responsável é que deveria dar o exemplo, mostrar como deveria ser feito. Hoje, continuo a "ouvi-la", mas de maneira bem discreta, bem disfarçada. Está estampada nitidamente nas atitudes de algumas pessoas que, obviamente, negam.


Tenho uma amiga que quase crucificou uma mãe na escola porque deixou o filho de seis anos sozinho em casa e ele mexeu no fogão e se queimou. Ela, a mãe, estava completamente errada, não tiro a culpa dela. O fato curioso é que esta minha amiga também deixa o filho dela de onze anos sozinho em casa. Ela está esperando algo ruim acontecer para se dar conta do que faz? Quer dizer: macaco esconde o rabo pra falar dos outros?
As autoridades, professores, diretores e, principalmente, os pais, precisam se conscientizar de que devem servir de exemplo para seus filhos, seus alunos independentemente da idade que tenham. É preciso se policiar. Não se pode dizer: vamos cuidar do nosso planeta! E ao sair da sala acender um cigarro ou pisar na grama. Nem dizer: não beba, nem fume meu filho, isso faz mal à sua saúde. E, mais tarde, chama o coitado do filho pra ir comprar mais cigarros para acompanhar o copo de cerveja.
Está na hora de dar e ser exemplo. Não apenas mostrar nos livros ou ficar naquele papo de: no meu tempo era diferente, no meu tempo isso, no meu tempo aquilo. Precisamos ser exemplo de verdade. Pessoas reais que fazem a diferença no dia a dia. Não são super heróis, mas salvam o dia com um abraço, um recadinho carinhoso, um sorriso ou um simples bom dia, que faz toda a diferença. Não apenas cobrar como fazem os velhinhos do ônibus da Av. Ana Costa, mas praticar, ser. Precisamos "acordar" o bom senso e a coerência que estão dentro de nós e praticar a cortesia. Não dói, não custa nada e faz um bem danado.
Precisamos extinguir esta frase acima e trocá-la por outra, tipo: faça como eu faço.

Marilu Lins - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário