domingo, 15 de abril de 2012

Meu Curso de Pedagogia




Há muito tempo venho sentindo a necessidade de voltar a estudar com orientação profissional. Fazer outro curso universitário que respalde as minhas aulas com o ensino fundamental e médio e também para comparar com o anterior que categorizei como fraco. Procurei por muito tempo e encontrei estudos de finais de semana, quinzenais e geralmente fora da cidade, no interior do Estado, dispendiosos e nem sempre confiáveis. Escolas online há muitas, no entanto, dominar o computador era um trabalho a mais que além dos gastos adicionais e nem sempre possíveis, deixavam muito a desejar.
Surge então esta oportunidade, com o perfil ideal, gratuito, exclusivo para professores públicos como eu, perto de casa, com profissionais sérios, numa universidade famosa por sua qualidade de ensino. Era o que eu estava precisando, assistir a aulas, perceber como motivar os alunos, ainda que com realidades distintas e até espelhar-me nos professores, realizando esta interface professor-aluno-professor. Está significando que tenho condições de acompanhar as aulas junto com pessoas muito mais novas do que eu, porém são muitas as dificuldades, como por exemplo o cansaço de trabalhar o dia inteiro com adolescentes, nem sempre comportados, que não prestam atenção nas aulas como nós prestamos, e estudar a noite. Acordar às cinco horas da manhã e ir dormir depois da meia noite, não ter o tempo disponível para estudar com a devida atenção, rivalizar nos finais de semana, serviço doméstico, estudo e lazer. Além de lutar comigo mesmo para mudar conceitos enraizados, aceitando novas ideias. O receio de não ser aceito pelo grupo, por ser mais velho, por estar há muito tempo sem estudar e por isso desatualizado...
Estes desafios estão muito presentes e foi muito difícil entender que tudo isso é muito rico culturalmente e que essas provocações me fazem mais seguro no cotidiano docente, sinto-me mais capacitado para transformar adolescentes não instruídos em civilizados.
Por esse motivo agradeço a oportunidade de estar continuando meus estudos, fazendo valer os meus tributos obrigatórios, retirados diretamente da minha fonte de renda sem a minha permissão pelos governos constituídos sem o meu voto de confiança. Enfim, pagamos mais do que usufruímos, mas isso é uma outra história.

Renato Alves Sant'Anna - 4º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário