quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Transformação


Fazer uma autoavaliação destes quatro semestres na Universidade é como uma retrospectiva de todo o meu conhecimento acadêmico adquirido durante o período.
Recordando o início, ano é 2012, a primeira coisa que me veio em mente foi a recepção calorosa que recebi por parte dos professores, começava, desse modo, uma nova etapa na minha vida.
Com o incentivo de todos os professores, segui caminhos de uma luta incansável à procura de novos conhecimentos. Passei por algumas dificuldades de aprendizado, o que é de praxe, quando você ainda não domina o assunto.

O curso de Pedagogia ampliou meus horizontes e me mostrou um mundo novo até então desconhecido. Quando os professores começaram a trabalhar vida e obra de grandes pensadores da educação, fiquei deslumbrada com a leitura do livro Pedagogia da Autonomia, no qual Paulo Freire nos fala que “Ensinar exige rigorosidade metodológica”. A partir de então, a minha aplicabilidade pedagógica em sala de aula tomou um novo rumo. Procuro sempre ser mais investigativa, mais pesquisadora.
No começo, tudo parecia muito difícil. Entender variadas teorias e concepções de ensino, baseadas nas obras de grandes pensadores da educação. Hoje, com mais domínio pedagógico, consigo interiorizar a teoria e entender que "gêneros textuais", segundo Luiz Antônio Marcuschi, são o diferentes textos que encontramos em nosso cotidiano. Freinet nos alerta que aprendizado acontece o tempo todo, ou seja, algo que eu já sabia e simplesmente não entendia. Falando de Montessori, aprendi o maravilhoso método da exploração e da observação. Foram tantos conhecimentos nestes quatro semestres que me sinto quase uma docente.
O caminho até aqui percorrido me levou a grandes momentos como: Família Caloura, Projeto Brincar, Jornal Mural, Oficinas e, por fim, a elaboração e apresentação do Projeto Integrador, o qual foi um grande desafio. O Projeto Integrador me fez refletir o quanto é importante o estudo na vida de um indivíduo, sinto-me transformada. Agora eu sei, eu posso e quero fazer a diferença!
Sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer, e sei que novos aprendizados somados a grandes desafios virão para completar minha formação pedagógica. O que me dá esta certeza é saber que a UNISANTOS tem profissionais competentes e preparados para me levarem à graduação acadêmica com louvor. Então, que venha o 5º semestre.

Jovita Mendes dos Santos - 4º semestre/2013-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário