segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Retrospectiva da minha vida acadêmica



Farei uma breve retrospectiva da minha vida acadêmica.
Em 2012, começava uma nova etapa para mim. Algo que eu nem imaginava que seria possível acontecer: ingressaria na Universidade.
Confesso que, aos 43 anos, pensava que seria impossível, mas quando pisei pela primeira vez na UNISANTOS, uma universidade tão conceituada, percebi que não era um sonho, mas sim uma realidade. Os sentimentos se misturavam dentro de mim, ansiedade, medo e uma interrogativa: Serei capaz?
No dia 13/02/2012, eu e minha turma iniciamos o curso de Pedagogia. Fomos recepcionadas no auditório, com um momento de acolhimento para quem estava iniciando o 1° semestre. Apresentamo-nos e também alguns professores se apresentaram. Falamos sobre a campanha da Fraternidade com o tema “A Saúde Pública”, e o lema era: Que a saúde se difunda sobre a terra: de que forma o pedagogo poderá contribuir ao olhar a realidade do outro?
No dia 24/02/2012, primeira aula com a professora Rosana Pontes, houve um momento de reflexão com a canção Oração ao Tempo (1979), de Caetano Veloso.
O que faremos do nosso tempo (Cronos) é algo ditado pelo destino e cabe a nós organizarmos nossa vida para que o tempo seja propício (Kairós). A professora nos preparou para uma das maiores dificuldades que enfrentaríamos no curso: a administração do tempo (pouco tempo, muitos trabalhos). E realmente constatei isso.
E assim começou a maratona acadêmica. Deparei-me com artigos científicos; mapas textuais; Família Caloura; a construção do Jornal Mural; palestras; estudo sobre o livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire.

Um ano e meio se passou, o 4° semestre chegou e, com ele, a proposta do Projeto Integrador. Um trabalho desafiador. Foram momentos de tensão, mas, no final, foi gratificante ver a apresentação de todos os documentários, o reconhecimento dos professores e a alegria compartilhada pelos verdadeiros amigos.
E, hoje, posso dizer que sou outra pessoa em relação ao aprendizado. Tenho adquirido conhecimentos importantes e significativos para minha futura profissão e me esforçado bastante para absorver novos conteúdos. Ainda tenho lutado contra a timidez, mas a minha meta é chegar ao TCC e poder me expressar sem medo de errar.

Quero agradecer aos professores e a toda minha turma do PARFOR. Temos mais dois anos de caminhada, mas creio que chegaremos lá no final e cantaremos o hino da vitória, pois sei que somos todos capazes de vencer essa maratona. 
“Ninguém nasce feito é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos”. Paulo Freire

Obrigada a todos!

Marisa Alves - 4º semestre/2013-2
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário