quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Fé, Força e Foco



Impossível fazer minha autoavaliação sem usar essas três palavras, pois minha Fé tem me dado Força para seguir meu Foco. Ao longo desses quatro semestres, meu crescimento é incalculável, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. O diferencial da Pedagogia UNISANTOS é o convívio com mestres que têm a preocupação de formar, não apenas profissionais, mas seres humanos preocupados com seus semelhantes e comprometidos em tornar nosso mundo melhor.
Não são meros professores, são companheiros e amigos, estão sempre dispostos a ajudar, seja no que for. Mesmo quando não sabem do problema pelo qual estamos passando, sempre lançam palavras que nos ajudam, motivam e nos impulsionam a continuar. Particularmente, este semestre foi muito difícil: “minha saúde pediu mais atenção”. Recebi o apoio de TODOS os professores, mais que apoio, recebi muito carinho.
Além de excelentes mestres, tenho grandes amigos na turma, vale salientar o crescimento do grupo, comprovado na execução e finalização do Projeto Integrador. Junto a esses amigos, vivenciei situações que certamente ficarão marcadas para sempre. Nada acontece por acaso, mesmo os momentos que não foram tão bons contribuíram para meu crescimento pessoal, tudo serviu de aprendizado.
Não posso deixar de citar a professora Terezinha Ayub, uma perda irreparável. Suas palavras no 1º e 2º semestres, com certeza, fizeram e fazem a diferença. Apesar do sofrimento causado pela doença que ela enfrentava, sempre tinha palavras de incentivo, nos inquietava e motivava a lutar por nosso espaço, por nossos direitos... Ela deixou mais que lições de Sociologia, deixou uma lição de vida.
Essas contribuições para minha vida pessoal estão atreladas às mudanças na minha vida profissional. Antes minha prática era apenas intuitiva, hoje está fundamentada em teorias acompanhadas de explicações, de pesquisas, de descobertas, enfim, de correlações estabelecidas entre teoria e prática. Vejo em cada pensador um pouco da minha prática “intuitiva”. Sei que o resultado do meu trabalho não é mera coincidência, o que antes fazia por “achar” que era importante, agora, sei que é importante e tenho argumentos teóricos que embasam minha prática.
A cada trabalho proposto, surge um novo desafio, um novo encantamento, uma nova paixão... Acompanhados de noites de insônia, de momentos de estresse, de dias de dedicação... Mas, no final, vejo que tudo valeu a pena. Ficam refletidas claramente as palavras de Paulo Freire: “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”.
Estou na metade do caminho, falta percorrer a outra metade. Até aqui, obtive vitórias, conheci pessoas especiais, sorri, chorei (inclusive de alegria), aprendi muito. Espero que os próximos semestres sejam semelhantes, me proporcionem aprendizagem acompanhada de situações e pessoas especiais que agreguem significado a minha profissão e a minha vida.
Deixo registrado o meu eterno agradecimento a todos os mestres que fizeram parte deste caminho até aqui, cada um do seu jeito, a sua maneira, me cativou e me incentivou a caminhar, sem dúvidas, a maior motivação vem do exemplo, da postura e da ética, que fazem de vocês profissionais de Excelência. Obrigada pelo carinho, pela preocupação e pela dedicação.


Sivaneide Pereira Vieira - 4º semestre/ 2013-2                                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário