quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Diário de uma futura pedagoga: a grande conquista


Ufa! Enfim, consegui um tempo para "dialogar" e dividir minhas conquistas e lutas diárias com vocês.
Bom, na verdade, minha vida não está nada fácil. Essa vida de "mãe, avó faz tudo" e universidade está me deixando estafada, mas não me desanimo não. Lembro sempre dos filhos e marido, casa e trabalho, mas escrevi minha crônica de autoavaliação para o blog, porque se deixar para o dia seguinte, as coisas e o serviço simplesmente acumulam. Assim, quando faço as coisas dentro do prazo, sento-me mais segura...
Isso também pode significar que cada um de nós procura enxergar o mundo à sua volta de acordo com o seu próprio estado de espírito, ou seja, quando estamos muito bem, acabamos conseguindo ver coisas positivas e qualidades em tudo e em todos. Já quando estamos mal, só conseguimos ver coisas negativas e defeitos em tudo e em todos.

Nesta trajetória aqui na Universidade, é possível que, quando estivermos irritados, nervosos ou ansiosos, esse estado de espírito possa estar sendo produzido, não por alguma razão externa, mas sim por uma opção errada que estamos fazendo, bem no interior da nossa mente, sobre a forma como estamos vendo o mundo.
Mas Deus é mais, muito mais! Ele me reconstitui me inspirando e me dando novas ideias, sendo uma pessoa fiel a cumprir meus compromissos.
Chegamos ao final do “Projeto Integrador”, com relatórios e documentários apresentados e todos simplesmente maravilhosos. Cabe destacar que fizemos diversas atividades: leitura, pesquisa, revisão gramatical, ortográfica e, expressão oral e escrita e formatação geral. Acredito que foram momentos de enriquecimento cultural e formação de um indivíduo letrado, de grande importância para nosso crescimento na atual sociedade.
Essa experiência valeu, como tudo que passamos que é prazeroso ou difícil. E é exatamente por isso que cada minuto da nossa vida vale a pena. 
Destaco o lado afetivo dos professores. Obrigada a vocês que fazem parte desta Universidade, a UNISANTOS, o carinho e dedicação por todos nós, desde a nossa entrada no curso de Pedagogia Parfor. Em todas as disciplinas aprendi muito neste crescimento que foi de aprendizado. Sou grata a todos que na busca pelo autoconhecimento me ajudaram muito. Hoje sou uma pessoa bem melhor.
Especialmente da professora Teresinha Ayub, fiquei com um grande exemplo de ser humano, com boas lembranças do seu bom humor e, sinceridade, era uma pessoa de quem eu gostava muito e sentia muito carinho. A pessoa que nos deu forças na nossa caminhada, mesmo sem saber como encarar a própria doença.
Era uma profissional muito compromissada, que lutava pelo desenvolvimento do Brasil. Guardo ótimos momentos na lembrança, momentos de convivência, de uma mulher forte e guerreira.
No mais, concluo que está tudo bem, filhos com saúde, marido trabalhando, netinho cada dia mais lindo e o trabalho de vento em popa. O salário, bem, todos sabem, mas quando se faz com amor, todo salário é bem pago, porque o sorriso e satisfação do aprendizado não têm preço. Quero agradecer por esta oportunidade, e a quem me apoiou e que me ensinou bastante nesta caminhada, à professora Rosana Pontes. Com muita esperança no futuro! Com muito sucesso, garra e determinação.
A todos da Pedagogia Parfor meu carinho.
Muitos beijos!!


Dora Ferreira Moura - 4º semestre/2013-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário