domingo, 17 de novembro de 2013

Minha experiência acadêmica


Nossa! Não imaginei que poderia chegar este dia de contar minha caminhada já de dois anos!
O início foi surpreendente, pois não acreditava que poderia recomeçar um curso universitário aos 37 anos, depois de tantas barreiras enfrentadas.
Desde a inscrição, as companheiras de serviço me apoiaram, dizendo que eu conseguiria, mesmo assim eu desacreditava. Prestei o vestibular, passei em trigésimo quinto lugar, mas adquiri minha vaga. Juro! Nunca imaginei fazer Pedagogia e quem diria na UNISANTOS! O meu forte sempre foi Educação Física, porque já tinha o Magistério e achava essa formação suficiente para educar minhas crianças. No entanto, o mundo dá voltas e Deus nos põe a prova de muitas coisas. E olha eu aqui hoje, vestindo a camisa da Universidade com muito orgulho! Quando falo que estudo aqui, as pessoas comentam: nossa é a melhor! Diante dessa afirmação, fico toda prosa.
O primeiro semestre foi bastante sofrido, pois estava chegando só com experiências vividas em creches e me apresentaram várias leis, teorias da educação, informações que, até então, só ouvira falar de longe. A informática pedia uma digitação formal como eu nunca tinha visto, trabalhos com formatação rígida, com regras da "ABNT". Confesso que chorei muito, pedindo, por favor, para que meu filho me auxiliasse. Mas sabem como são os adolescentes quase adultos, não têm paciência com suas mães. E assim segui, ficando nervosa daqui, chorando dali... Mesmo com todas as exigências dos professores, fui me acostumando que na vida é assim, precisamos conhecer primeiro para depois julgarmos. Entretanto, sempre fazemos o contrário.

Fui começando a entender os conteúdos das disciplinas, encaixei-me em um grupo. Isso também ajudou bastante. Comecei a interagir com as outras pessoas da sala. Assim, fui começando a ver que era possível, sim, eu aprender tudo o que a Pedagogia tinha a me oferecer.
Passei para o segundo semestre, sem ficar de exame. Isso, para mim, foi uma resposta para a minha superação. Já com algumas barreiras superadas e as dificuldades esclarecidas, continuei a caminhada: as apresentações de trabalho que ainda eram a dificuldade maior, vergonha, medo, insegurança. No entanto, sempre cumpria minhas tarefas com louvor. Mudei de grupo e toda mudança nos causa aflição, pois são diferentes pensamentos em prol de uma coisa só: o trabalho. Segui, mais um semestre vencido e apreendido.
Fui para o terceiro semestre já mais segura e, agora, sentindo de verdade que sou uma universitária da UNISANTOS. Fizemos apresentações de Dança Circular, no saguão do campus para o público. Apresentamos um mural maravilhoso com a direção de nossa ilustríssima professora Rosana Pontes, que conseguiu tirar da gente nossa capacidade de ler, escrever e apresentar. Nesse período, as socializações de trabalhos já estavam sendo mais suaves.
Tudo mudou em mim, percebo até que a minha fala está filtrada e adquiri novas palavras que nunca usei ou pronunciava somente quando ouvia a professora falando.
Cheguei no quarto semestre mais cansada do que nunca. Desistir? Essa palavra não está no meu vocabulário. O trabalho Projeto Integrador foi de uma grandeza sem tamanho. Batalhei demais, dormi pouco, aprendi mais coisas. Quando ia me imaginar fazendo um documentário! Mas fiz. E uma apresentação no auditório para um público maior que ia desde a pró reitora acadêmica, professores, alunos de outros semestres e convidados vindos de fora? Mas eu estava lá, firme e forte.
Com toda essa vivência, posso afirmar que eu sou capaz e vou conseguir muito mais. Basta eu querer, não podendo esquecer de agradecer muito a todos os meus professores; às minhas companheiras, tanto de grupo quanto de sala; à minha família, que não me abandona nunca, pelo contrário, eu é que os abandono com tanto trabalho para fazer, às vezes, nem conversamos mais. Vai valer muito a pena eu creio! Nada que é honesto na vida é fácil!
Para mim, não está sendo diferente, barreiras, dificuldades, falta de paciência, falta de tempo. Só não me falta fé e creio que é essa fé que me guiará até o término deste curso.
Desde já agradeço a Deus, por ele ter me dado esta oportunidade de sonhar e realizar meu sonho universitário.

Gisele Madureira - 4º semestre/2013-2

Um comentário:

  1. Parabéns por todo seu esforço e determinação, eu tenho mais do que ninguém a certeza de que você alcançará os seus objetivos

    ResponderExcluir