segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Grandes desafios


Nossa, como o tempo voa! Parece que foi ontem que entrei na universidade pela primeira vez e me senti perdida, duvidando da realidade do que estava acontecendo. No primeiro dia de aula, no acolhimento geral dos alunos no auditório, foi proposta uma atividade em grupo que teríamos que apresentar no dia seguinte para todas as turmas de Pedagogia.
O medo e a insegurança começaram a bater e tive que interagir com pessoas que nunca tinha visto antes. Por sinal, meu grupo era composto por 6 mulheres e destas somente eu permaneço no curso. Compreendo que uma das preocupações do curso é formar indivíduos sociáveis, porque, conforme Vygotsky, somos seres que necessitam de convívio social e a interação com outras pessoas desempenha papel fundamental na nossa formação individual.  
Logo, no acolhimento em sala, a professora Rosana proporcionou um momento de reflexão com a canção “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso. Então, parei para pensar como faria para organizar meu tempo, no qual cada minuto passaria a ser precioso, tendo que dividi-lo para várias tarefas do cotidiano, principalmente estudar.
Quando a mesma professora nos apresentou o artigo científico Ensino de Língua Portuguesa e contextos teórico-metodológicos, de Maria Auxiliadora Bezerra, fiquei apavorada, sem saber se compreenderia um texto tão bem escrito. Ela orientou a sala a fazer mapas textuais para uma melhor compreensão.
Como era difícil expressar-me pela língua escrita! Ou melhor, ainda é, mas estou tentando melhorar a cada dia, não só a língua escrita como a falada. Segundo os estudos realizados com Luiz Antônio Marcuschi, para escrever bem devemos praticar a língua falada, porque essas duas formas de representação da língua portuguesa se complementam. O indivíduo com facilidade em expressar-se oralmente, consequentemente, poderá adquirir também facilidade para escrever.
Então, chegou o 4º semestre e mais um desafio veio pela frente. No primeiro dia, nossas boas vindas foram com a notícia de que teríamos que desenvolver um projeto integrador.
Foi difícil desenvolver um projeto tão complexo com relatório e documentário, mas nada nesta vida é fácil e eu juntamente com meu grupo conseguimos concluir mais uma missão.
Ao longo desta caminhada, foram muitas barreiras enfrentadas. Sei que tenho um longo percurso e continuarei minha caminhada para ser uma professora/pedagoga de excelência, tendo meus grandes mestres como exemplos de inspiração e mediadores de conhecimento.
Como tudo que é feito com amor é gratificante e compensatório, estou satisfeita com as aprendizagens e os resultados obtidos em minha curta jornada como professora/pedagoga que está apenas começando.

Ariellen de Araujo Gois - 4º semestre/2013-2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário