sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Retrospectiva Pedagogia PARFOR/UNISANTOS

Leitura do reconto: Branca de Neve e a Pedagogia

Outubro do ano de 2013, quarto semestre, Projeto Integrador* elaborado e finalizado com ênfase em Alfabetização Matemática através de jogos na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Uma longa, comprometida e árdua trajetória.
Desde o começo do curso, trabalhamos com projetos temáticos. Primeiro semestre: Projeto Família Caloura, estudo sobre o Brincar;  segundo semestre: Alfabetização na Saúde, produção coletiva Jornal Mural; terceiro semestre: Ser professor(a) na Educação Infantil, novos conhecimentos de um mundo desconhecido e fascinante.

Passados quatro semestres, meu ponto de vista mudou consideravelmente em muitos aspectos, em relação ao currículo da universidade e à vida.
Quando iniciei, achei que já sabia muito para minha prática pedagógica, que aqui estava apenas para ler muito, obrigatoriamente, e conquistar o "Tal Diploma". Quantos equívocos!
Por meio do curso tive diversas oportunidades de conhecer pessoas maravilhosas, as quais se tornaram boas amigas. Tive a honra de estar próxima de grandes educadores, estes me fizeram “ ver amplo”, como disse Terezinha Rios em sua palestra, neste ano.
O processo de formação no curso de Pedagogia PARFOR, na Universidade Católica de Santos, ajudou-me a perceber quanto tempo passou em minha vida e quantas oportunidades de crescimentos pessoal e profissional se esvairam por não ter formação acadêmica. Constituir família é importante para a mulher, porém não podemos anular nossas vidas e personalidades em nome do bem estar do outro. Devemos conciliar nosso tempo dentro do possível.
Hoje, não aceito a derrota. Não porque me ache superior aos outros ou porque use a cabeça alheia como degrau para crescer, mas porque só eu sei o que passei para chegar onde cheguei e quanto tempo perdi. Afirmo com uma enorme certeza, sem nenhuma arrogância: eu sou capaz e vou longe! Meu futuro só depende de um Deus que está no céu me iluminando e me dando forças.
A partir do curso de graduação, vivenciei quanto o estudo e leituras são importantes em qualquer faixa etária. A UNISANTOS, por meio da Pedagogia PARFOR, proporcionou-me uma injeção de autoestima e desenvolvimento de habilidades, até então adormecidas.
Alguns professores nos disseram por diversas vezes: “Vocês são cobrados, porque acreditamos em suas capacidades!”
Muito obrigada professores, por serem rigorosos e me mostrarem que sonhos, quando incentivados, concretizam-se. Tenho procurado levar esta ideologia para minha prática pedagógica.
Sendo aluna da Universidade Católica de Santos, tenho orgulho quando me questionam se não me canso de deslocar-me diariamente por três horas, de segunda à sábado. Exclamo com convicção : “Vale a pena!” Não sou hipócrita, por diversas vezes o cansaço me abateu, pensei em desistir e concluir o curso em EAD (Educação a Distância em Itanhaém, onde resido e trabalho), todavia tenho certeza que portas se abrirão, após esta formação. Almejo voos maiores: pós, mestrado, doutorado.
Eu quero! Eu posso! Eu consigo!

*
Projeto Integrador - Projeto temático interdisciplinar com ênfase na Educação Infantil, realizado na Instituição para obtenção de 40 % da nota semestral, finalizado com apresentações de documentários, a partir do tema: Alfabetização na Educação Infantil como responsabilidade do professor e do gestor.

Arisa Pio Rodrigues - 4º semestre/2013-2
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário