quarta-feira, 19 de março de 2014

O conhecimento transforma vidas


Quando cheguei à UNISANTOS, houve um acolhimento entre professor e aluno no curso de Pedagogia/Parfor.
Já nesse momento senti o início da transformação da minha prática pedagógica, a fim de me tornar uma profissional com autonomia e refletindo sempre sobre a teoria em relação à prática.
No decorrer do curso, as pesquisa propostas e o cotidiano da prática me fizeram refletir e me proporcionaram uma visão mais ampla, crítica e dinâmica da educação.
Pude observar no Curso que os professores respeitaram a diversidade de cada aluno. Refiro-me ao grupo-classe que recebeu orientação sempre pautada na democracia e no bem estar de todos. Nos conteúdos ensinados, pude sentir a teoria sendo exercitada em minha prática, por meio do ensino significativo, que transformou o meu agir e pensar, revelando a compreensão dos conceitos e procedimentos que foram, no dia a dia e ao longo do curso, transformando a mim e a minha prática pedagógica.
Também pude sentir nos estágios que realizei em três escolas municipais de Santos a oportunidade de vivenciar um espaço de pesquisa e de investigação, no qual pude contextualizar a prática com as ações de ensino integrado, com as reflexões teóricas e práticas realizadas na universidade. Por isso, acredito em uma transformação e a associo com a transformação da águia. A minha vida se transformou por completo, no plano profissional e no social. Muitas pessoas que ingressam nos cursos acadêmicos desistem de prosseguir. A águia é um exemplo de atitude, pois, em certo momento da vida dela, tem duas escolhas: morrer ou subir em uma montanha bem alta, fazer um ninho, se refugiar e ali começar os desafios e as mudanças. A troca do bico, das penas, das unhas. Tudo vai se tornando novo, mesmo sendo um processo dolorido. Na vida acadêmica, muitas vezes, temos que ter desafios e nos refugiarmos nas leituras de pesquisas e nos trabalhos. Assim como a águia não desiste e, aos poucos, tudo vai se transformando e ficando novo, bem como seu novo desafio é voltar a voar em lugares bem altos, o meu desafio agora é concluir o curso e alçar voos mais ousados, com uma visão de águia, alcançando vidas e as transformando, porque o conhecimento transforma a vida de uma pessoa e foi isso que aconteceu comigo.

Claudionete Maria Lopes - 8º semestre 2014/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário