segunda-feira, 10 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: um novo rumo na minha profissão


O curso de Pedagogia deu um rumo na minha profissão. No início, fiquei com muito medo de enfrentar uma faculdade, sem saber o que vinha pala frente, ficava pensando como eu ia enfrentar alunos mais novos e cheios de desejos e sem maturidade para aproveitar a universidade. Mas não foi nada do que eu pensei.
Assim que cheguei, fui acolhida pela aluna do sétimo semestre que estava na cantina lendo um livro para o seu TCC. Como não havia ninguém na minha sala, ela me conduziu até a sala dela e me apresentou suas colegas. Fiquei, então, mais confortavelmente, esperando conhecer a professora e minha turma.
Depois, conhecendo a turma da minha sala, pude me identificar e aprender muito.
O acesso ao conhecimento mediado pelos professores da universidade trouxe-me maturidade nas minhas atitudes em conduzir uma reunião de pais, um pensamento crítico, as atitudes pedagógicas em relação aos alunos e um olhar mais abrangente que fui adquirindo ao longo do curso.
A universidade me fez perceber esse potencial por meio de desafios que serviram para ampliar minha prática pedagógica, conhecer pessoas novas, aprender a conviver com cada um e suas diferenças. Conhecer professores excelentes e buscar aperfeiçoamento, adquirir saberes para uma atuação profissional competente e de qualidade, ajudando a melhorar e entender a prática pedagógica.
De acordo com FREIRE, “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”.


Maria Terezinha do Nascimento - 7º semestre 2014/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário