segunda-feira, 10 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: destaque para o PPP


A partir da avaliação do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, que realizamos em aula, pudemos ter a clareza dos objetivos do curso de alcançar metas grandiosas, reunindo as propostas e ações pedagógicas, considerando as escolas e universidades como espaços de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão coletivamente e individualmente na sociedade, a fim de realizar as modificações que sejam necessárias para sempre melhorar a educação.
Tudo parece perfeito quando se coloca no papel, um projeto perfeito que reuni sonhos de muitos na educação Brasileira. Infelizmente, sabemos que nem tudo é realizado num espaço de tempo, porém o fato de estarmos no meio de um grande projeto é um dos motivos de muitos terem continuado a jornada do curso de Pedagogia. Afinal, imaginem essa linda profissão sem ser planejada rigorosamente, não teria sentido!
A Pedagogia é um dos curso que pode ser comparado com a Medicina, pois assim como o médico se empenha em salvar vidas, o professor luta pela paz, formando cidadãos, fazendo transformações para uma melhor sociedade. Só o professor tem essa oportunidade de transformar o ser humano, para atuar melhor, fazendo a diferença, colhendo os frutos do conhecimento.
Como se fala: a base de tudo é o professor. Isto se ele está na educação por amor e vocação.
O PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola indica a direção a seguir para todos os envolvidos no processo educacional e, na minha prática docente, aprendi a ouvir melhor, ver melhor, a falar a língua do PPP. Até então, era um documento alheio aos meus conhecimentos e, durante este curso, percebi que não era só eu que não tinha clareza do que era e do que compunha esse documento. As pessoas vão vivendo suas práticas na escola no dia a dia e, simplesmente, não têm muita interação com o seu trabalho e com o que está no PPP registrado.
Hoje, tenho consciência desse documento, de sua importância e, pelo menos, posso saber se o meu trabalho está de acordo com o projeto, se preciso fazer mudanças, não só por causa dele, mas para aperfeiçoar minha prática, de acordo com as necessidades do aluno.
Tudo e toda atividade desenvolvida com o aluno deve ser refletida e voltada para uma intenção pedagógica. Essa é uma das mais importantes lições que tirei deste curso. Por exemplo, muitas vezes, você desenvolve atividade em uma aula de preenchimento de horário, como no caso dos professores que substituem ausências, e essa aula, mesmo assim, tem que ter um planejamento e uma reflexão sobre o que deve ser desenvolvido em sala. Todos esses pontos, mais o compromisso do professor, foram de muita relevância na transformação de minha prática pedagógica.

Maria Aparecida Lopes Pacheco - 8º semestre 2014/1

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