segunda-feira, 10 de março de 2014

Formação Parfor e transformações na minha prática docente


A expressão "É uma pedra bruta que precisa ser lapidada" hoje eu entendo bem, pois eu era assim.
Trabalho na Educação Infantil há um bom tempo. Quando comecei, não tinha curso de Magistério, cuidava das crianças como se fossem meus filhos, no entanto, aos poucos fui estudando, fiz Magistério e hoje estou na universidade.
A minha entrada na universidade ocorreu através do PARFOR, e posso afirmar que minha vida mudou muito, não só na parte profissional como pessoal. Eu aprendi a questionar, não aceito tudo sem antes entender o porquê das coisas.
Na minha vida profissional, as transformações foram muitas. Hoje eu sei como ajudar os alunos em suas dúvidas e dificuldades. Em algumas situações, fico insegura achando que não estou preparada, mas na hora resolvo tudo da melhor forma possível e é nesse momento que percebo como os estudos fazem a diferença. Quando estudamos, temos propriedade para falar ou resolver assuntos que antes pareciam complicados.
Nesse sentido é que falo que eu era uma "pedra bruta", porque eu tinha valor (força de vontade), porém faltava ser "lapidada", ou seja, ter conhecimento. Embora tivesse força de vontade, me faltava o conhecimento que hoje adquiri na universidade através das pesquisas, leituras, palestras, seminários, enfim tudo que fazemos na universidade direcionado para o nosso conhecimento.
Como professora, eu afirmo como é importante a formação inicial e continuada para os professores. Conhecimento nunca é demais, ao contrário, adquirimos ferramentas que são necessárias para melhorar a nossa prática docente.


Cláudia Sabino - 8º semestre 2014/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário