quarta-feira, 12 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: realização de um grande objetivo e concretização de um sonho


Nossa já estou no 7º semestre! Daqui a pouco vai se realizar um sonho. Parece que foi ontem que tudo começou: a inscrição na plataforma Freire; a espera da convocação; espera da confirmação da matrícula do curso; foi tudo meio que tenso. Mas, enfim, o grande dia chegou, e a rotina começou: o dia inteiro na escola e depois faculdade. 
A jornada é longa, mas em tudo se dá um jeito. O importante é não desistir, chegar à reta final como estou chegando e saber que daqui a alguns meses terei a licenciatura em Pedagogia. É muito gratificante! Olhar para trás e ver os acontecimentos passados como se fossem cenas de um filme de longa metragem:
O parquinho “Dr. Alcides lobo Viana”, no canal 01, Av. Senador Pinheiro Machado.
O G.E.E. “Marques de São Vicente”, no canal 02, Av. Bernardino de Campos, onde fiquei até o 2º ano primário.
Depois o G.E.E. “Braz Cubas”, onde concluí o primário.
No ginásio, já me sentia importante, filha de pedreiro e doméstica estava no antigo ginásio, hoje fundamental II. Ali aprendi que ser professora não era apenas ser uma pessoa na sala de aula e sim uma amiga, com quem poderia contar. Aprendi a amar poesia, a defender meus sonhos e direitos, se hoje sou professora devo meus exemplos a esses professores!
Na sequência, primeiro colegial. Ao final, tentando licenciatura em Letras. Não pude fazer, passei na primeira fase da USP, não consegui na 2ª. 
Anos depois (precisamente 10 anos), resolvi fazer o Magistério, onde me formei e comecei a dar aula, mas sempre tendo em mente fazer faculdade de Letras.
O tempo foi passando, e a vontade mais aguçada de fazer uma licenciatura crescendo em mim, houve oportunidades e também houve empecilhos, mas o meu momento chegou em 2011 com o curso Pedagogia/Parfor. Agarrei essa oportunidade com unhas e dentes.
Aprendi muito, principalmente agora neste último semestre que está iniciando, em poucas aulas pude perceber que existem “Gestoras” e “gestoras”, o mesmo se aplicando à coordenação.
Todo curso, enfim, tem sido de grande incentivo e aprendizagem, abrindo horizontes de conhecimentos que tenho procurado usar como ferramenta no meu dia a dia de professora.

Vera Lucia Morgado - 7º semestre 2014/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário