domingo, 9 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: na busca de uma reflexão contínua sobre a minha prática


Sete semestres se passaram do curso de Pedagogia/PARFOR, enfim chegou o esperado e último semestre. Aquele que, no princípio, parecia tão distante e que agora parece apagar todas as dificuldades passadas, seja a de falta de tempo, cansaço, entre outras.
Na aula de Coordenação Pedagógica, uma análise feita no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, da UNISANTOS, levou-nos a uma reflexão sobre a aprendizagem da teoria proposta e a prática em nosso cotidiano.
Avaliamos que o PPC, mesmo tendo sido escrito em 2009, está ainda dentro das propostas atuais para a formação de professores/pedagogos, porém, segundo nossa reflexão, fazem-se necessárias algumas mudanças, que ocorrem na prática durante o curso e não estão atualizadas no documento, como, por exemplo, o trabalho com projeto temático integrador entre as disciplinas do curso.
Hoje, quando a prática e a teoria se unem, é possível avaliar que ainda é limitada essa interação, pois não se consegue uma mudança de um dia para outro, e a aceitação das pessoas do novo olhar adquirido pelo professor recém-formado é um obstáculo, porém nada é impossível. 

Através da prática e da realidade que perpassam a ação do profissional, seja esse um de nós ou aquele a nossa volta, consigo ter uma visão e uma reflexão dos objetivos propostos na aprendizagem adquirida no curso e também do meu agir.
A teoria me leva a um ser mais crítico e na busca com responsabilidade de sempre melhorar diante da profissão exercida. Mesmo que todos os dias encontre pessoas que demostrem o contrário, tenho que continuar na busca de um maior aprendizado e uma reflexão contínua sobre a minha prática.

Elen Calazans - 8º semestre 2014/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário