terça-feira, 11 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: bagagem para enriquecer conhecimentos pedagógicos

Me formei no magistério no ano de 1998. Mesmo tendo sido orientada pelo construtivismo, a minha forma de atuar era no método tradicional, pelo qual fui alfabetizada, porque não conseguia compreender como alfabetizar pelo construtivismo. Não acreditava, achava que ficava bagunçada a aula e eu tinha a concepção de aluno em ordem, sentado, em forma, um atrás do outro.
Assim, fui levando minha carreira como professora auxiliar, até que o governo decidiu, via Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/1996, que todo professor teria que ter ensino superior. Então, fiquei sabendo da plataforma Paulo Freire e me inscrevi, pela qual consegui entrar só no segundo ano de inscrição aqui em Itanhaém. 
Era sete de fevereiro de 2011, quando cheguei na escola, e recebi a notícia que havia sido selecionada pra fazer Pedagogia/Parfor, chorei de alegria, juntei meus documentos e fui fazer minha matrícula, mal sabendo eu o quanto essa faculdade iria mudar minha vida em todos os sentidos.
Desde que comecei o curso, minha vida como professora mudou muito, comecei a compreender mais sobre o construtivismo, como me colocar diante de situações que antes me deixavam desesperada. As aulas até aqui assistidas me deram uma bagagem muito rica. 
Não vou dizer que é fácil, porque não é. Trabalho o dia todo e vou direto do serviço para a faculdade, meus trabalhos faço de madrugada, dentro do ônibus fretado, hora de almoço e, às vezes, chego a faltar no serviço para dar conta dos trabalhos perdidos. Durmo pouco e minha concentração falha. Tenho muitas dificuldades, mas minhas colegas de curso e professores são compreensivos comigo, me ajudam, me dão tempo para muitas situações, e com isso só tenho a agradecer a todos.
Este ano estou encantada em aprender sobre gestão, coordenação, PPP, inclusão, Libras. Já aprendi algumas letras do alfabeto de Libras, devido a uma atividade pedida. 
Há até um fato engraçado com essa atividade. Outro dia eu ia treinando no fretado a atividade pedida que são três palavras, usando os sinais com as mãos e fui quase o caminho todo fazendo isso, quando percebi que dois estudantes no banco ao lado estavam me olhando e rindo. Acho que eles pensaram que eu estivesse doida.
Bom, a Pedagogia para mim mudou minha forma de pensar e agir em muitas situações na minha carreira e também na minha vida pessoal, porque, sendo uma universitária, comecei a olhar o mundo de outra forma. Coisas que dava tanta importância, hoje, já não são mais importantes. Como, por exemplo, quando uma criança pede a todo momento pra ir beber água, ir ao banheiro, conversa o tempo todo, isso me irritava muito e acabava colocando-a de castigo, achando que ela estava completamente errada e não parava para refletir que minha aula é que podia estar sendo chata e desinteressante. A faculdade me abriu os olhos pra essa questão. E também acredito que esta faculdade irá abrir muitas portas para mim.
Sou grata pelos professores que me dão aulas e pelos que já deram, que me fizeram conhecer fatos que até então não imaginava que existissem. Todos os professores são ótimos profissionais e acrescentaram muitas informações na minha vida e esse curso de Pedagogia/Parfor me trouxe e ainda trará muitas recompensas na minha vida profissional e pessoal. Obrigada por tudo, professores e colegas de sala!

Irene Gomes da Silva – 7º semestre 2014/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário