segunda-feira, 10 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: o conhecimento transforma vidas


Iniciei minha carreira no magistério em 2009 e a partir daí o conhecimento e o aprendizado estão crescendo e se renovando a cada dia, fazendo com que eu me torne uma cidadã ciente dos meus atos e ativa nas atitudes do meu dia-a-dia.
No decorrer desses quatro anos de estudos no curso de Pedagogia-PARFOR, na tão renomada Universidade Católica de Santos, pude perceber o quão importante é a teoria que nos dá a base para a prática docente que nós alunas do PARFOR já possuíamos.
E, por falar em prática docente, posso dizer que a minha teve uma considerável mudança, observada até mesmo pela equipe técnica e colegas de trabalho que, esporadicamente, comentavam e indagavam minhas atitudes relacionadas ao aprendizado teórico que venho adquirindo e pondo em prática, ao longo desses anos através das aulas explanadas por professores altamente qualificados da faculdade.
A cada atividade desenvolvida na sala de aula eu notava a intencionalidade pedagógica e antes isto não acontecia. Era mais uma certa reprodução sem sentido algum, simplesmente servia para preencher o horário de trabalho.
Sempre fui designada a trabalhar no Berçário 2, com crianças na faixa etária de 1 a 2 anos de idade, porque a minha diretora observou o meu jeito dócil e a tranquilidade necessária e imprescindível para lidar com crianças dessa idade. Confesso que a intuição dela com relação a isso estava totalmente certa, porque de fato eu gosto muito de cuidar de bebezinhos. Acho que o meu lado materno aguçado e em plena evidência me faz ser assim.
No entanto, em 2010, quando comecei o curso de Pedagogia, aprendi que não bastava apenas cuidar daqueles bebezinhos inocentes, era necessário educar. Mas como assim educar?
Durante as aulas da professora Rosemary Aquén, Fundamentos da Prática e Ensino da Educação infantil, eu ficava encantada e aprendi muito nos estudos dos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil – RCNEI's sobre o BRINCAR, EDUCAR e CUIDAR que não se dissociam, ou seja, jamais podem se separar. Mas isso não acontecia na minha prática pedagógica porque obviamente fui treinada pelas minhas companheiras de trabalho que me ensinaram que nós tínhamos que apenas dar o banho, limpar o nariz (que viviam escorrendo), e alimentar aqueles anjinhos que passavam o dia inteiro na creche.
Posso dizer que agora entendo que aquele era um trabalho mecânico e extremamente cansativo porque não existia um objetivo e muito menos reflexões nas nossas atividades diárias, era somente uma mera reprodução.
Estudar e adquirir conhecimento na Unisantos transformou a minha prática na escola em que hoje atuo. E tenho a plena consciência que os benefícios desse aprendizado irão refletir lá na frente ajudando na formação de cidadãos conscientes e reflexivos, porque a Educação Infantil, embora por muitos não valorizada, é a base para um futuro promissor de qualquer ser humano.
Eu acredito que o conhecimento realmente transforma VIDAS, sou prova viva disso.

Regina Ferreira dos Anjos - 8º semestre 2014/1

2 comentários:

  1. Querida Regina

    Seu depoimento me emocionou.
    Que sua carreira no magistério seja permeada de luz, para que você continue a enxergar o caminho a ser seguido. Beijos.

    Professora Margareth Buchmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada querida e atenciosa Professora Margareth, suas aulas também nos tem proporcionado grandes saberes que com certeza levaremos para o resto de nossas vidas. Sua postura como professora e principalmente como ser humano é algo admirável e um belo exemplo a ser seguido. Bjs no seu lindo coração.
      Regina dos Anjos

      Excluir