sábado, 8 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: o brilho do saber em constante renovação


Nossa, nem podia imaginar que um dia estaria fazendo uma reflexão a respeito do curso com a emoção que estou sentindo neste momento!
Confesso que ao iniciar a graduação como aluna na Unisantos, a princípio, estava assustada, minha vida começava a ser escrita numa nova fase, as mudanças eram urgentes, tudo acarretaria muita dedicação, e muita fé em Deus para superar as dificuldades que encontraria no caminho.
Comecei a atuar como aluna e autora num processo novo de formação de professores. Era muita informação teórica, metodologias, práticas de estágio e, ao mesmo tempo, pouca habilidade com os recursos aos quais teria acesso, recursos tecnológicos que não faziam parte do meu cotidiano. Mas uma coisa era certeza, já tinha decidido que faria parte deste grupo de professores com uma nova oportunidade de mudar a minha conduta em exercer a profissão: Ser professora.
Isso mesmo! Passei a aproveitar cada minuto em sala de aula, ávida em aprender com os professores pelos quais tive o privilégio de ser orientado. Cada um passou deixando como essência gostar de integridade ética, respeito na forma de expressar uma crítica pessoal ou coletiva e o que mais me fascinou foi a experiência de cada um dos Mestres e Doutores em Educação.
Nas aulas na universidade, a cada disciplina orientada por um professor, eles sempre frisaram a importância de trabalhar os conteúdos com os alunos na Educação Infantil ou na Educação Fundamental, esclarecendo que deveríamos fazer sempre um planejamento abordando os seguintes conteúdos: 1. Conteúdos conceituais, que consistem no conteúdos teóricos abordados que o aluno vai utilizar para construir e operar, tratam-se dos princípios ideais que permitem atribuir sentido à realidade, ou seja, relacionar aquilo que estiver aprendendo e refletindo sobre com a sua realidade. 2. Conteúdos procedimentais: o aluno quando tiver aprendido o conceito, ele vai saber fazer ou saber manipular corretamente os objetos de uso cotidiano que estão relacionados à apropriação de ferramentas da cultura humana. 3. Conteúdos atitudinais: referem-se aos saberes, às atitudes sociais.
Outra situação foi que o professor e o aluno devem trabalhar em um sistema de vínculo para estabelecer uma intencionalidade, criando a possibilidade da construção do conhecimento com significado e possibilitando o desenvolvimento e a habilidade do aluno, ampliando suas competências.
Com isso o professor, aproximando-se dos alunos, irá criar um vínculo no processo de ensino com o educando, possibilitando a intencionalidade do fazer pedagógico e também a sua autoavaliação de como foi a abordagem de determinado tema, o que teve bom resultado, como poderia ter elaborado melhor as estratégias e quais foram os pontos negativos e positivos da aula e seu planejamento, se todos os objetivos foram alcançados ou se deveria ser elaborado utilizando outra metodologia.
Percebi a graça que veio de Deus, sempre almejei cursar uma universidade para poder exercer a docência com mais embasamento teórico, uma vez que os estudos são muito importantes em qualquer profissão. Entretanto como educadora sentia necessidade de especialização, conhecer novas teorias, pesquisar e buscar novos horizontes. E isso agora posso dizer com toda certeza já possuo.
A cada novo semestre, sentia o mesmo frio no coração, sabia que iria ser mais rígido e, ao mesmo tempo, sentia muita alegria em saber que como pessoa eu consegui mudar muita coisa na minha maneira de ser e também de exercer a profissão, estava mais preparada e sabendo o que fazer com as teorias, estratégias, intencionalidade com as quais exercia a docência.
Posso assegurar que entrei no curso uma pessoa, hoje me vejo outra e até meu marido, minhas filhas, meus parentes e amigos chegam a falar que a mudança na minha vida chegou a deixar um brilho novo no meu olhar que antes já era cheio de esperança e hoje tem mais luz, chego à vaidade de dizer que é o brilho do saber em constante renovação.
Depois de conversar várias vezes com os professores e também desenvolver atividades no intuito de ampliar e melhorar a minha prática docente, não deixo de levar em consideração uma questão que foi imprescindível no meu entendimento: quando estamos trabalhando análise de proposta didática para o ensino de uma disciplina a ex: História, Geografia, Português, Ciências, Matemática ou outra de igual importância, devemos sempre lembrar de seguir o seguinte esquema: seqüência de atividades, explorando o conteúdo, e sempre avaliar se o aluno alcançou o que foi explicado com atividades, nas quais ele expresse ideias e pensamentos sobre o tema abordado.
Sim, todos os dias faço um novo aprendizado no curso. A vida acadêmica proporciona essa conquista diária, sinto a cada dia a segurança que a formação em Pedagogia me propiciou, nas disciplinas dos vários conteúdos sobre os quais recebi a orientação. Consegui realizar todos os processos de aprendizagem e avaliação, a tarefa foi árdua, porém hoje sei como necessitava e ainda necessito beber nessa fonte maravilhosa que a educação proporciona a todos que estão sedentos de conhecimento.
Hoje posso dizer: Tenho o suporte teórico que necessitava aprender para exercer a docência com a qualidade, segurança, intencionalidade e, principalmente, respeito pelo ser humano.
Agradeço sempre a Deus em primeiro lugar e depois aos professores, todos com os quais convivi na graduação me ajudaram a ser essa pessoa que sou hoje. Obrigada a todos que estão fazendo parte da minha trajetória como aluna em um curso que, além de todas as qualidades e respeito, carrega uma tradição como a Unisantos. Seu nome já diz como o profissional que recebe o seu diploma alcançou seu propósito, ou seja, possui uma bagagem cultural, técnica e fundamentação teórica que o ajudará no exercício da sua profissão com total segurança.

Soraya Santiago - 8º semestre 2014/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário