segunda-feira, 10 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: tornei-me uma observadora


No início do curso posso me comparar como uma página em branco. Vim de um ensino tradicional em que o aluno não era preparado para refletir sobre sua prática, nem incentivado a pesquisa. Os saberes eram ilusórios e chegavam em forma de repasse consecutivo, conhecimentos fragmentados e muitas vezes desatualizados. A teoria não possuía ligação com a realidade concreta. Não sabia me posicionar e expor minhas opiniões.
Hoje me sinto mais segura em relação à pesquisa, a busca de informações são necessárias e indispensável para embasar e sustentar um pensamento, uma posição, tentando achar respostas para as inquietações e os conflitos internos que nos afligem por sentir que, na realidade, muitas vezes, não há relação entre teoria e prática.
Hoje, quase ao final do curso, percebi um avanço na forma de buscar informações, conhecimentos científicos, respostas na teoria às minhas inquietações vivenciadas na prática. Consigo desenvolver investigação científica voltada à produção de novos conhecimentos.
O meu olhar em relação ao trabalho com crianças pequenas mudou. Tornei-me uma observadora constante, embora não tendo respostas para as situações inesperadas que, por consequência, me levam a refletir e pensar sobre qual atitude e postura adotar, tentando achar respostas, analisando a situação de forma antes não vista. Essas situações causam um desequilibro, pois é preciso bastante autonomia e determinação para saber enfrentá-las e tomar a atitude correta, pois em alguns casos me sinto insegura.
Quanto ser capaz de elaborar projetos de atuação autônomos e inovadores que atendam a demandas diferentes, posso confessar que me sinto insegura. Talvez por não estar atuando na gestão.
Enfim, considero um avanço significativo em relação à postura agora por mim adotada que, aos pouco, vai se definindo.


Maria Geane da Exaltação - 8º semestre 2014/1

Um comentário:

  1. Querida Geane

    Sua clareza quanto aos avanços e conquistas é notável.
    Sucesso em sua trajetória. Beijos.

    Professora Margareth

    ResponderExcluir