quarta-feira, 12 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: uma grande transformação positiva


Atualmente, compreendo que minha visão ampliou-se, no decorrer destes anos de estudos. Sou mais reflexiva em minhas ações pedagógicas, desde que iniciei este curso de Pedagogia. 
Hoje, quase na reta final, percebo o quanto me foi acrescentado. Uma nova percepção, outra perspectiva, passei a entender que meu papel é muito mais forte. Um papel significativo na formação de cidadãos que venham a estar preparados para serem capazes de enfrentar não somente um mundo letrado, mas para tornarem-se seres mais competentes, de modo a adequarem-se ao mercado de trabalho, às informações e aos novos saberes. 
Vislumbro a cada dia a importância de assimilar novos conhecimentos e estes serem de real praticidade, ou seja, informação com uma utilidade. Como é importante estar atualizada, informada, conhecer sobre o que consta na lei e estar procurando sempre fazer o melhor pelos pequeninos: os alunos. 
Procuro ter um olhar mais profundo, cauteloso, ser sensível e até mesmo entender pela fisionomia de uma criança quando ela está pedindo socorro! Muitas vezes, o aluno espera tanto de nós... Se me colocasse apenas como transmissora de conteúdos, quanto deixaria de aprender com eles! O quanto deixaria de me sentir realizada! Eu sou muito importante! Muitos não reconhecem! Ah! E daí... O importante é que eu consiga formar cidadãos que venham ter uma cabeça pensante, que reconheçam que podem ir além... Que não serão apenas mais um em meio à multidão... mas aquele que faz a diferença na multidão! 
Tem valido a pena o sacrifício de muitas  vezes, após uma jornada dupla, estar aqui, realmente, apesar de muitos percalços e até mesmo me deparar com dificuldades para transpor a teoria para a prática, mesmo assim, tem sido muito proveitoso! Houve uma grande transformação e muito positiva!

Marilene Aparecida Santana - 7º semestre 2014/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário