segunda-feira, 10 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: o hábito da pesquisa


Faz parte do projeto pedagógico do curso de Pedagogia/Parfor, na Unisantos, ter como objetivo formar profissionais, éticos, críticos, reflexivos e que possam atuar de forma positiva no mundo que está em constante transformação.
Como aluna do curso acima citado, pude vivenciar, desde o início, muitas situações-problema que colaboraram para as transformações de minha prática, tanto em minha vida pessoal, bem como em minha formação enquanto discente. 
Posso relatar os estudos do meio, os portfólios, as crônicas, visita à Pinacoteca de Santos e outros. 
Nunca poderia imaginar que pudesse ir tão longe, nunca havia conhecido uma Pinacoteca. Tive a oportunidade de conhecê-la através de um trabalho de pesquisa realizado no curso solicitado por uma das professoras. Foi gratificante poder estar frente a frente com várias obras, objetos raros de artistas tão renomados, como Benedito Calixto e Romero Brito, como também foi muito gratificante ir ao MASP, Museu da Língua Portuguesa, ao Páteo do Colégio, e ao Museu Afro. Essas recordações irei guardar eternamente em minha vida. Essas situações eram desconhecidas para mim. Deparei-me com desafios nunca enfrentados, fazer relatórios, leituras de textos, forma de falar, assumir uma postura profissional compreendendo que, como docente efetivamente necessito ter um novo olhar. Olhar de um profissional inovador, um profissional que seja autor e interventor de sua prática. Todos esses propósitos demandam muito trabalho, os trabalhos propostos pelos professores exigem do aluno uma dedicação que envolve comprometimento e muita pesquisa, pois sem ela (a pesquisa) se torna impossível a realização de um trabalho de qualidade e satisfatório.
Algumas vezes tive vontade de desistir, mas o desejo de vencer é mais forte do que qualquer pensamento de desistência, os desafios ainda permanecem até hoje, como, por exemplo, o desafio da escrita e da leitura de artigos científicos e, em consequência disso, o desafio do TCC até chegar à formatura. 
Talvez esta, diante de meu ponto de vista, seja a minha maior dificuldade neste curso, mas sempre conto com uma boa dose de persistência e boa vontade. Conto também com a mediação dos professores para seguir adiante, e chegar ao ponto culminante do curso que é como já citei acima o TCC. 
Dessa forma, diante do que está posto, com todas essas vivências, as propostas de trabalhos solicitados, pude adquirir aprendizagens, pois durante esse tempo, dentro desse contexto, procuro sempre refletir sobre minha prática docente e discente, tanto dentro do ambiente escolar como fora dele. 
Hoje tenho o hábito da pesquisa, como minha aliada, ao qual não conhecia anteriormente ao curso.
De acordo com Freire (2007), não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Nesse sentido, diante das problemáticas que demandam de soluções urgentes, adquiri efetivamente o hábito da pesquisa para me educar, educando para conhecer o desconhecido e para propagar o novo.

Rivalda Barbosa - 8º semestre 2014/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário