terça-feira, 18 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: da água para o vinho

Um certo dia ouvi uma história sobre um Mestre que estava em uma festa de casamento como convidado, quando se aproximou uma pessoa e lhe disse: mestre o vinho acabou. Acabar um vinho era coisa vergonhosa, o mestre ouviu e lhe respondeu: traz algumas vasilha com água. E logo trouxeram vasilhas cheias de água e o mestre transformou a água em vinho e todos se alegraram naquela festa, porque houve um grande milagre.
Assim como houve naquele tempo um grande milagre com a pureza da água e a alegria do vinho, senti-me alegre quando tive a oportunidade de cursar uns dos melhores curso de Pedagogia da Baixada Santista: Pedagogia/Parfor, na Universidade Católica de Santos.
Um milagre aconteceu! Foi quando iniciaram as grandes transformações na minha vida pessoal, profissional, social e acadêmica. Com o curso, a minha prática, atuando como educadora, mudou, abriu novos olhares, porque o conhecimento transforma e foi isso que aconteceu. Hoje, na minha prática, tudo é fundamentado, sempre estou questionado no meu cotidiano profissional: Qual o autor que se refere a esse tema? Como posso usar essa fundamentação para melhorar a minha prática pedagógica? Qual é a Lei que fundamenta tal coisa? Estou sendo ética? O que posso melhorar?
São questões de reflexões e críticas positivas que antes do curso de Pedagogia/Parfor Unisantos não existiam em minha mente. Porém com um projeto de Curso bem elaborado, com uma proposta Pedagógica de longo prazo, acredito que todas as expectativas foram preenchidas de cada disciplina e com desempenho. Ressalto a sabedoria da coordenadora professora Marly Saba, bem como de cada professor. Algumas professoras me marcaram. Cito inicialmente a professora Rose Aquén, com sua ternura e paz, ensinando ao grupo-classe o conteúdo proposto para sua disciplina, assim, muito contribuiu para minha transformação a cada experiência relatada. Os debates em sala de aula, sempre nos levando a refletir e a escrever. Já está batendo saudade, o curso está acabando, vem na memória as aula de cada professor. Dra. Denise Tardelli que me ajudou muito para minha transformação, sempre nos mostrando serenidade e comprometimento e levando o grupo-classe a ter comprometimento, ética, postura e amadurecimento. Fluem na minha mente lembranças do professor Paulo Campbell nos ensinando conteúdo de história da educação. Professor Ricardo nos levando a refletir em debates e seminários a atual sociedade e tempos passados. Não posso deixar de falar da professora Rosana Pontes, com seus conhecimentos acadêmicos em sua disciplina, nos incentivou a elaborar trabalhos de reflexão, os artigos científicos, os portfólios, os Diários de Bordo, o blog. A professora Ângela Cancherine com sua disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, sempre trabalhando com o grupo-classe e muitas vezes individualmente para sanar dúvidas. Hoje, tornou-se minha orientadora de TCC. Quando eu pensava que era impossível, que não iria conseguir, todos os professores me diziam: você pode, vai em frente, você vai conseguir. Na equipe docente,  são todos de uma sabedoria inexplicável em conhecimento e todos juntos subsidiaram a transformação na minha prática pedagógica. 

Ao destacar fatos marcantes e pessoas na minha formação, não quero ser injusta com nenhum professor, porque todos os professores contribuíram uns diretamente e outros indiretamente, mas sempre grandemente para que hoje eu estivesse escrevendo esta crônica.
Tudo mudou, tudo transformou. A água se transformou em vinho, a água purifica, mas o vinho alegra e faltam poucos meses para a alegria ser total e dizer: venci mais uma etapa, a graduação. E a alegria não ficará apenas restrita a mim e à coordenação do grupo de docentes, irá contagiar a família, amigos e colegas e eu também irei um dia contribuir para transformar outras vidas.


Claudionete Maria Lopes - 8º semestre 2014/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário