segunda-feira, 10 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: compromisso com uma educação de qualidade


Ser professor – na concepção mais respeitosa que a profissão exige – neste cenário não é simples. Requer sério compromisso com uma educação de qualidade, exige coragem de romper o silêncio e anunciar o que o olhar atento de um professor capta do real e lança à reflexão.
O Brasil corre o risco de num futuro bem próximo ter uma grave crise na educação por falta de professores. Os cursos que formam docentes estão se esvaziando e os poucos que ainda acreditam estão perdendo as esperanças. Se isso não bastasse, os conteúdos que nos é ministrado parecem que não dão conta das exigências que o cotidiano escolar apresenta. 
Entre elas está a questão do reconhecimento de um conjunto de individualidades que circulam na sala de aula, isto é, cada aluno tem a sua singularidade, a sua própria identidade.
Mesmo assim acredito que sairei carregada de informações, com bastante entusiasmo, acreditando que o processo de ensino é um processo de construção – através da ação reflexiva 
 de um sujeito completo, um homem consciente de seu papel social, mais tolerante e respeitador das diferenças, que sabe coexistir... E que traz em si a consciência transitiva (Paulo Freire) da superação, da mudança e do agir.
Como Paulo Freire dizia, temos que nos lembrar de que toda ação educativa deve ser feita no sentido de levar o homem a refletir sobre seu papel no mundo e, assim, ser capaz de mudar este mundo e a si próprio.

Danielli Ferreira Leite - 8º semestre 2014/1

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