sábado, 8 de março de 2014

(Auto)avaliação formação Parfor: o amadurecimento de uma pedagoga


O curso de Pedagogia nos possibilita a passagem de coadjuvantes a autores e inventores da prática. A idealização de um sonho se transformando em uma conquista real, pois as dificuldades que a vida nos apresentam são muitas. A idealização de um sonho se transformando em uma conquista real. O desejo de ampliar os conhecimentos e adquirir bases para se tornar uma educadora em sua forma mais plena e ampla está próximo de ser realizado.
Ao chegar nesse novo desafio, deparei-me com a ansiedade e o medo do desconhecido, mesmo tendo uma formação no magistério, o desafio era grandioso, anos sem estudar acabaram por tornar esse desafio mais temeroso. As dificuldades foram aparecendo, e também na mesma proporção a vontade de vencer mais uma etapa afastava o medo e a ansiedade, dando lugar ao entusiasmo e à paixão pelo “educar”.
Formar profissionais comprometidos com a promoção humana e responsáveis pelo desenvolvimento de todos os alunos é o objetivo do PARFOR. Foi assim que aprendi, ampliei conhecimentos que hoje fazem parte da minha vida profissional.
Além desses ensinamentos, muitos educadores nos proporcionaram trocas de experiências de grande valor e deixaram marcas em nossos corações, e esse conhecimento só pôde ser adquirido através do trabalho coletivo entre professores e alunos.
Experiências enriquecedoras foram muitas durante esses semestres, mas a que proporcionou uma emoção forte foi a realização do Projeto Integrador, que deixou claro que o processo educacional não se dá sozinho e sim com um trabalho conjunto. Juntar todas as alunas para a construção de um único trabalho foi enriquecedor. Levarei esse conceito para toda a minha vida, trabalhando em grupo para uma melhor construção do processo educacional.
Me pego relembrando dos primeiros seminários e apresentações em que o nervosismo e a insegurança faziam uma mulher virar menina novamente... mãos trêmulas, pernas moles e medo de se expressar, e, ao mesmo tempo, recordo de como o apoio dos educadores e colegas foram importantes para o amadurecimento de uma futura educadora e sinto que mais uma etapa foi vencida.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Assim como as palavras de Paulo Freire o curso possibilitou a construção de minha própria produção e construção do que é ser uma educadora humanista.


Valdirene Sá Teles - 7º semestre 2014/1

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